Especialista em blogs, aluna de Direito da FAJ é convidada a visitar a sede do Google

FAJ - Seu Futuro na Prática - Priscila FagoUma aluna da FAJ viverá uma experiência inédita na próxima semana. Priscila de Fátima Gonçalves, do 2º semestre do curso de Direito, foi convidada para fazer parte de um seleto grupo de 25 brasileiros que irão visitar a sede do Google, nos Estados Unidos.

De 30 de setembro a 2 de outubro ela participará, em Mountain View, na Califórnia, de uma conferência que reunirá mais de 350 “top contributors” de todo o mundo. Os TCs, que em português são chamados de “Principais Colaboradores”, são as pessoas mais “ativas, experientes e dedicadas nos Fóruns de Ajuda do Google” e que têm total domínio dos produtos da empresa.

Eles se reunirão na sede da empresa, com todas as despesas pagas, num encontro de cúpula da rede de colaboradores, o “Top Contributor Summit”. A agenda contará com palestras e momentos de confraternização, em que os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre os produtos do Google e suas inovações, dar feedback e conhecer pessoalmente os Googlers (funcionários do Google) e os outros Principais Colaboradores.

Priscila é autora de um blog – o Dicas Blogger (http://www.dicasblogger.com.br/), onde ela orienta e ensina os usuários a criar seu próprio blog. O conhecimento sobre a ferramenta Blogger e a interação com os internautas nos fóruns a levaram a ser aceita no programa. Num futuro breve, seu projeto é usar esta paixão pela tecnologia para criar uma plataforma de discussão sobre Direito Digital.

Formada em Administração de Empresas, a agora aluna de Direito recebeu os cumprimentos da direção da Faculdade pelo notável trabalho e reconhecimento conquistado. “É um fato a ser comemorado ter uma aluna escolhida para participar, pela Google americana, de um seleto grupo de formadores de opinião e que interferem na comunicação virtual de forma efetiva. A mídia eletrônica e o uso dos blogs, em qualquer área, têm se tornado cada vez mais decisivos para a disseminação do conhecimento e o fortalecimento das relações sociais virtuais e de conteúdo. Por isso, ter uma aluna reconhecida neste campo mostra que grandes cabeças procuram a FAJ pela excelência de nossos cursos. A isso correspondemos com todo o esforço e empenho”, destacou o coordenador do curso de Direito, Prof. Francisco de Assis Garcia.

Veja abaixo a entrevista com a aluna Priscila sobre sua expectativa para a viagem e o trabalho que desenvolve em seu blog:

– Como surgiu a oportunidade de fazer parte da rede de colaboradores e ser escolhida para visitar o Google?

O Google tem o Programa de Principais Colaboradores, que reúne pessoas de todo o mundo com um vasto conhecimento sobre seus produtos, a fim de contribuir para um melhor aproveitamento por parte do usuário que recorre aos Fóruns de Ajuda. Alguns exemplos de produtos são: o Blogger, o Gmail, o Youtube, o Google Plus, o Web Searchs (pesquisa), entre outros. Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não tenha usado uma única vez um desses produtos, principalmente entre os jovens.

Nos Fóruns de Ajuda, tive a oportunidade de conhecer outros Principais Colaboradores que me incentivaram a contribuir e, depois de algum tempo de trabalho, veio o reconhecimento dentro da comunidade e a adesão ao programa.

– Você tem um blog que ensina como criar blogs. Foi esse o fator determinante para sua escolha?

O Dicas Blogger (www.dicasblogger.com.br) é um blog de dicas e tutoriais direcionados a pessoas que querem criar um blog e precisam de ajuda, principalmente sobre a plataforma Blogger. Nosso objetivo é atuar como facilitadores na blogosfera e contribuir para que mais pessoas compartilhem seu trabalho e suas ideias na internet. Por exemplo, o advogado que quer escrever artigos jurídicos ou o nutricionista que pretende orientar sobre alimentação saudável. Assim, testamos serviços, ferramentas e disponibilizamos, gratuitamente, tutoriais que ajudam a aplicar essas funcionalidades ao blog. Dessa maneira, o blogueiro poderá elevar a experiência do visitante com o blog, gerenciar e aprimorar seu conteúdo de acordo com seu público-alvo. O meu trabalho como blogueira contribuiu para o conhecimento que tenho sobre o Blogger. E, à medida que usava a plataforma, testava produtos e fazia tutoriais, fui aprendendo mais e contribuindo melhor no fórum. Este foi um dos fatores que contribuíram para minha escolha, mas outros pontos também são considerados.

– O que espera extrair desta experiência? Pretende atuar na área de tecnologia?

Gosto muito de tecnologia e procuro estar sempre antenada com o que pode contribuir para o meu crescimento pessoal e profissional. Estar no Vale do Silício e conhecer a sede do Google em Mountaim View será uma das experiências mais significativas pra mim até este momento. Terei a oportunidade de aprender mais sobre o Google e seus produtos, tirar algumas dúvidas, conhecer pessoas de outros países, outras culturas e gente que ama tecnologia tanto quanto eu. Ao que parece teremos 26 idiomas reunidos em um mesmo lugar. Será um network muito interessante!

– Como pretende aplicar este conhecimento à sua formação no Direito?

Como gosto de integrar tecnologia ao meu dia a dia, um dos objetivos que tenho é aprofundar meu conhecimento jurídico sobre o Direito Digital. O profissional do Direito, independente da área de atuação, não pode ignorar o que acontece no mundo digital (violação de direitos autorais, invasão de privacidade, calúnia e difamação, fraudes e roubo de dados). Muita coisa é feita e disponibilizada na internet e isso gera direitos que precisam ser preservados. O Brasil está engatinhando nesta área, o desenvolvimento do marco civil da internet é uma prova disso, e espero ter a oportunidade de contribuir de alguma maneira com esse tema.

Por Bruno Felisbino

Anúncios

4 comentários sobre “Especialista em blogs, aluna de Direito da FAJ é convidada a visitar a sede do Google

  1. Muito bem, admiro o trabalho da Priscila a muito tempo. Pois eu mesmo já tirei dúvidas com ela em relação ao Blogger. Hoje, já não utilizo mais o blog, mas irei começar a trabalhar com canais no YouTube. E com certeza vou ter muitas dúvidas à tirar no Forum ainda.

    Bom… É isso oque eu tinha pra falar dela, muito dedicada ao que faz ! Ela merece essa experiencia incrível !

    Boa Sorte Priscila !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s