Especialista em Segurança da Informação apresenta em Aula Magna o tema “Cyber guerra não é ficção, mercado e oportunidades”

DSC_0041

Na noite desta terça-feira, 08 de março, foi realizada a Aula Magna do curso de Ciência da Computação, a qual abordou o tema: Cyber guerra não é ficção, mercado e oportunidades.

A noite iniciou com a participação do especialista em Segurança da Informação Marcello Zillo Neto, formado em Engenharia de Computação pela Universidade São Francisco e pós-graduado em Segurança da Informação pelo IPEN/USP. O palestrante trabalha na área de Segurança da Informação desde 1996 e com Gestão de Riscos e Segurança desde 2003. Atuou em diversos projetos de implementação de sistemas de proteção, definição e implementação de times de resposta a incidentes e avaliação de riscos de segurança em empresas de diversos setores. Leciona há mais de 10 anos em diversas cadeiras de Segurança.

Marcello iniciou a palestra provocando o público com perguntas direcionadas ao tema Cyber Guerra. Na sequência o palestrante foi se aprofundando no tema e desmistificando assuntos técnicos relacionados à Segurança da Informação.

O especialista também apontou que no cenário de riscos globais do ano de 2015 as Cyber guerras ganharão destaque ao lado da crise mundial de água, enfatizando a importância do assunto e a preocupação mundial a cerca do tema.

A palestra foi cercada por cases relacionados ao tema, os quais davam início a uma série de discussões e interação com o público presente.

Após 1h30 de palestra a cerca do tema Cyber Guerra, o especialista em Segurança da Informação Marcello Zillo, convidou para juntar-se a ele em um bate-papo outros três integrantes, formando assim uma banca com especialistas renomados na área de Segurança da Informação.

O público presente foi convidado a participar do bate-papo, tendo como objetivos discutir técnicas, carreira e oportunidades na área de Segurança da Informação.

O bate-papo iniciou-se com o tema “Análise Forense e investigação”, o qual foi abordado e apresentado por Diego Fuschini Camargo, bacharel em Direito e em Computer Forensics & Digital Investigation, pós-graduado em Segurança da Informação e Direito e Tecnologia e professor convidado na Pós-graduação de Segurança da Informação nas universidades Mackenzie e IBTA. Camargo é cofundador do Centro de Pesquisa em Computação Forense Octane labs, tendo apoiado o desenvolvimento de ferramentas como Phosfosol e Muffin, ambas reconhecidas internacionalmente.

Na sequência foi a vez de William Alevate apresentar o tema “Gestão da Continuidade de Negócios”. William é especialista em GRC, incluindo todas as disciplinas de gestão da continuidade de negócios, governança corporativa, governança em segurança da informação e gestão de pessoas, além de Gestão de Segurança da Informação. Trabalhou na empresa Módulo Security Solutions, onde foi Gerente dos Produtos de GCN, PCI (Payment Card Industry) e Executivo de Negócios Corporativo. Desde 2008 é professor especialista de GCN nos cursos de pós-graduação em diversas universidades, como UNICID, Mackenzie e IBTA. Publica artigos sobre Continuidade de Negócios e Gestão de Segurança em diversos veículos especializados.

Dando continuidade ao bate-papo, o também especialista em Segurança da Informação Alexandre Domingos, o qual é formado em Sistemas de Informação pelo IBTA e especialista em Gestão de TI pela FGV, entrou em cena para enriquecer o debate com um breve relato da sua carreira. O especialista também enfatizou a paixão pelo seu trabalho e a importância em se construir um bom network.

Na mesma medida em que o bate-papo ia se desenvolvendo, os especialistas enfatizavam as oportunidades existentes, assim como a necessidade da busca constante pelo conhecimento.

A dinâmica imposta pelos especialistas durante toda a noite criou oportunidades reais para que, os presentes participassem ativamente dos temas apresentados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s