Palestra com deputado quebra o preconceito em torno das doenças mentais

DSC_0026

Alunos dos cursos de Psicologia e Enfermagem participaram da palestra comandada pelo deputado Paulo Delgado, que buscou introduzir no conhecimento dos estudantes  a Lei nº 10.216 da Reforma Psiquiátrica, lei que buscou trazer um tratamento mais humano e diferenciado à pessoas diagnosticadas com transtornos mentais. A palestra ocorreu no último dia 07, no anfiteatro campus II e contou com a presença de estudantes do 1º, 3º e 7º de ambos os cursos.

O palestrante tratou de mostrar aos alunos a importância de escutar alguém que demonstra estar com problemas, para em seguida verificar se há a necessidade de uma internação e acompanhamento, tirando também o estigma de doenças mentais, do qual ainda se tem muito preconceito. “Qualquer pessoa pode em um momento da vida ter algum problema, e esse problema não pode ser considerado um fracasso da pessoa, sendo pior ainda para alguém que possua realmente um diagnóstico de doença”, explica.

A lei também conta com o serviço Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, unidade intensiva que substitui hospitais psiquiátricos, como hospícios ou manicômios, e possibilita a permanência dos pacientes com parentes e amigos durante o tratamento. Com o objetivo de auxiliar a sociedade e proporcionar mais aos alunos, a FAJ também dispõe do CAPS em suas unidades.

O projeto foi criado pelo deputado e palestrante, e ele explica que mesmo não possuindo profundos conhecimentos médicos, acredita que a medicina é uma ciência social, e deve primeiramente cuidar da saúde, não somente de doenças, integrando assim pessoas com problemas mentais à sociedade. “Outro aspecto que fez essa lei ser possível é que a medicina e os remédios avançaram. Assim uma pessoa que possua algum problema mental poderá tomar um remédio controlado, contendo seu problema. Ou seja, eu acho que é uma boa lei”, conclui o deputado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s