Cozinhando com a FAJ: Conheça nosso novo projeto gastronômico

receita-lombo-champanhe-passas

A FAJ funciona com o sucesso de seus alunos, e sendo esse seu principal objetivo apresentamos o projeto Cozinhando com a FAJ, um trabalho em conjunto com a instituição e alunos do curso de Gastronomia, além de contar com a orientação do coordenador do curso Adriano Emidio e do professor Rodrigo Machado.

Nessa sessão do blog você poderá acompanhar e aprender receitas incríveis, curiosidades sobre certas especiarias, e conhecer mais o curso e os alunos.

Para esta publicação o estudante do 1º semestre, Matheus Hiago, apresentará a receita criada por ele e seu amigos, o Lombo de Família ao molho Entei com Vagens Virgens. Para o aluno, cozinhar não é só sinônimo de luxo e comidas com nomes elegantes, e acredita que o ato de cozinhar é se divertir, e desfrutar do sorriso daqueles que dão significado e importância a sua vida enquanto apreciam sua culinária .

Ficou interessado na proposta ou tem alguma receita que queria enviar? Só entrar em contato com a gente pelo email cozinhando@faj.br.

Portanto, fique a vontade e bom apetite!

Receita
Tempo de preparo: 4 horas (2 horas de descanso da peça de lombo e 2 horas de preparo)
Custo aproximado R$: 70,00
Rendimento: Serve aproximadamente 7 pessoas

Ingredientes

Para o lombo:

Lombo suíno – 2 kg

Alho – 1 cabeça

Alecrim fresco – 4 colheres de sopa (Ou 4 ramos)

Azeite – 4 colheres de sopa

Raspas da casca de 1 laranja

Sal a gosto (Aproximadamente 2 colheres de sopa, pode-se usar o sal grosso)

Pimenta do reino a gosto

Barbante culinário

Papel alumínio

Para as vagens:

Vagem – 800 gramas

Azeite – 2 fios (1 colher de sopa e meia aproximadamente)

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Para o molho:

Fundo de carne – 900 ml (Pode-se usar 2 cubos e meio de caldo de carne dissolvidos em 1 litro d’água)

Cenoura –  1 unidade grande

Cebola – 1 unidade grande

Alho poró – 1 talo

Folha de louro – 2 folhas

Beterraba –  450 gramas

Limão siciliano – 2 unidades (Raspas e suco)

Maracujá – 4 a 5 unidades grandes (Aproximadamente 200 ml do suco da fruta)

Açúcar – 5 colheres de sopa

Alho – 1 cabeça

Sal a gosto (Aproximadamente 3 pitadas)

Para decoração

Tomate – 1 unidade pequena

Alecrim – 3 ramos

foto 44

Modo de preparo

Lombo:

1 – Prepare a peça de lombo retirando os excessos de carne e gordura das laterais. Com a ponta da faca, faça cortes leves na diagonal para formar um xadrez na gordura, até chegar na carne (Corte somente a gordura, não a carne. Reserve os excessos retirados da peça).

2 – Bata no processador ou liquidificador 1 cabeça de alho com o azeite, alecrim, pimenta e sal (Reserve um pouco do alecrim para salpicar em cima do lombo antes de assar), passe o tempero por todo o lombo junto com as raspas de laranja e deixe descansando na geladeira por aproximadamente 2 horas para pegar sabor.

3 – Salpique um pouco de alecrim sobre o lombo e amarre-o com o barbante culinário na horizontal e faça várias amarras na vertical (Como na foto), coloque na assadeira junto com os excessos de gordura e carne que foram retirados da peça e mais uma cabeça de alho dividida ao meio passada no azeite (Esta cabeça será usada para o molho), cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180º C para assar por aproximadamente 45 minutos, retire o papel alumínio e aumente o fogo para a temperatura máxima até dourar (Aproximadamente 20 minutos).

Vagens:

1 – Regue as vagens com um fio de azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e leve ao forno a 250º C por aproximadamente 15-20 minutos, até ficarem bronzeadas e macias, porém firmes.

Molho:

1 – Coloque o fundo de carne (ou caldo de carne) para ferver, acrescente as folhas de louro, corte a cenoura, cebola, alho poró e beterrabas em cubos pequenos e acrescente-as junto ao fundo. Deixe ferver até as beterrabas ficarem muito macias e reduzirem para aproximadamente 1 terço do líquido e ficarem com a consistência de um molho encorpado. Coe o molho e reserve o líquido e o purê.

2 – Em um liquidificador, coloque o suco do maracujá (coe as polpas dos maracujás e utilize somente o suco. Descarte as sementes) e dos limões sicilianos. Adicione o líquido do purê de beterrabas, adicione os dentes de alho da cabeça de alho que foi colocada para assar junto a carne, adicione todo o suco e gordura que se formou no fundo da forma da carne, bata tudo e vá adicionando o purê aos poucos até obter a consistência de um molho encorpado, coloque o molho em uma panela, ferva e vá adicionando o açúcar e por último as raspas dos limões.

Decoração:

Coloque o lombo sobre sua louça ou recipiente preferido, envolva-o com as vagens, descasque o tomate com cuidado de forma que sua pele fique como uma tira, enrole a tira da pele do tomate para fazer uma flor e utilize os ramos de alecrim como folhas, coloque sobre o lombo e sirva com o molho.

foto 5

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s