Projeto Vida de Saúde com Marcio Atalla estreia no YouTube

A partir de amanhã, o projeto Vida de Saúde com Marcio Atalla, que busca melhorar os índices de saúde da cidade de Jaguariúna (a 120 km de São Paulo), lança uma série de vídeos para o YouTube.

As gravações estão acontecendo em Jaguariúna, com Atalla e os moradores. O conteúdo inclui desde eventos realizados na cidade (como a caminhada de lançamento do projeto, que contou com a participação de 3000 pessoas) até visitas ao supermercado, com dicas de como escolher melhor os alimentos.

Os vídeos poderão ser acessados no canal Bem Star com Marcio Atalla, espaço do professor de educação física no YouTube para mostrar que fazer atividade física e comer de maneira saudável não precisa ser uma coisa chata.

Confira o primeiro vídeo.

http://youtu.be/6Y796BxrNCQ

Sobre Marcio Atalla

Professor de Educação Física com especialização em Treinamento de Alto Rendimento e pós-graduação em Nutrição pela USP, Marcio Atalla tem a filosofia de vida baseada em hábitos saudáveis por meio da prática regular de atividade física, com uma alimentação balanceada e baseada em boas escolhas. É autor dos livros Sua Vida em Movimento, A Dieta Ideal e Segredos do GNT para o seu Bem Star. Realizou o quadro Medida Certa, no  Fantástico, onde está no ar com a serie Ideal Pra Você.

Sobre o Vida de Saúde

É um projeto do professor Marcio Atalla para melhorar os índices de saúde e a qualidade de vida da população de Jaguariúna, por meio de uma vida com mais movimento e melhores escolhas na alimentação. Acompanhe pelo site (vidadesaude.com.br),  Facebook (Vida de Saúde com Marcio Atalla) e Instagram (@vidadesaude).

Por que Jaguariúna

“É uma cidade relativamente pequena (cerca de 50 mil habitantes), o que facilita nossas ações. Próxima de São Paulo (120 quilômetros), pois quero estar presente durante todo o projeto. E conta com 14 parques, ou seja, oferece uma estrutura para que os moradores se movimentem democraticamente”, diz Atalla. Além disso, a cidade conta com o Cartão Cidadão Conectado, um cartão com dados da população para que ela utilize os serviços municipais, como o de saúde. Em uma parceria com a prefeitura, o cadastramento da população para o projeto está sendo feito a partir do número do cartão cidadão.

Projeto é base para estudo científico inédito

No cadastramento, que vai até o dia 25 de maio, serão realizadas avaliações laboratoriais da população por meio de exames de sangue (glicose, colesterol total, HDL-colesterol, triglicérides, VLDL-colesterol, LDL-colesterol e proteína C-reativa), circunferência abdominal, IMC (Índice de Massa Corporal), pressão arterial, nível de atividade física, padrão alimentar e estado de saúde.

Os dados do programa Vida de Saúde serão concentrados em uma plataforma digital chamada “Oi, Atalla!”. Ela permite que cada pessoa simule treinos e anote as suas atividades diárias. Conta, ainda, com um aplicativo mobile com pedômetro que marca, automaticamente, quanto o usuário está se movimentando por dia. Com essas informações, ele saberá se está alcançando a meta de passos gerada com base nas respostas no momento da avaliação inicial. A plataforma também oferece conteúdo personalizado, como dicas de nutrição e atividades físicas.

Além das atividades propostas pela plataforma digital, o Vida de Saúde oferecerá várias oportunidades para a população se movimentar mais e melhorar a alimentação: passeios de bicicleta, oficinas de culinária e de nutrição, aulas de diversas modalidades nos parques públicos e desafios.

No final do ano, serão feitas novas medições laboratoriais da população cadastrada e os dados servirão de base para um estudo científico coordenado por Atalla junto com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ). Será o primeiro registro científico do impacto da mudança de comportamento e hábitos na saúde da população.

“Todo sedentário é um doente em potencial. Se ainda não ficou doente, um dia vai ficar. Por outro lado, o movimento é a medicina preventiva mais barata que existe. Então, está na nossas mãos a receita para viver mais e melhor”, conclui Atalla.

Digital e conectado

A plataforma do Vida de Saúde só poderá ser acessada pelos moradores de Jaguariúna (a partir do número do cartão cidadão).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s