Feira de Negócios da FAJ apresenta ideias inovadoras e empreendedoras

30875888-2c5d-4ab5-a738-9b9d4637b281Buscando o crescimento profissional de nossos alunos, a FAJ promoveu a Feira de Negócios do curso de Administração, que apresentou 16 grupos do 5º semestre do curso, com projetos, produtos e serviços de grande diferencial e potencial. O evento aconteceu no dia 6 de junho, no campus I, e os grupos foram orientados pelos professores Edison Batista e Vinicius Bastelli.

A feira veio com a intenção de levar o aluno a pensar em formas de criar e desenvolver um produto, para auxiliar a população e as empresas. “Além de adquirir conhecimento o aluno tem sua primeira oportunidade de dar início a sua vida profissional, primeiramente porque uma série de empresários e pessoas que já fazem parte do mercado de trabalho compareceu ao evento e é nessa hora que o aluno demonstra já ter capacidade para elaborar ideias, demonstrar disposição em aperfeiçoá-las e dedicação ao projeto”, afirma o professor Edison Batista.

Para o grupo Drive Thru Market, a proposta apresentada foi uma espécie de drive thru em forma de mercado. O consumidor realiza as comprar dentro do carro, passando por setores como alimentos, limpeza, etc., que disponibiliza o produto através de esteiras. Referente às pesquisas realizadas pelos alunos, foi contatado que em Jaguariúna o número de pessoas que têm uma rotina muito ativa é grande, o que resultaria em testar o projeto na cidade.

“Usamos em sala de aula o método chamado CANVAS, que é uma ferramenta para inovação de modelos de negócios e com a ajuda desse método o aluno aprende a desenvolver uma série de coisas”, explica o professor organizador. Ele diz que com esse método é possível compreender técnicas de como montar seu negócio, desenvolver seu capital, como identificar seu público alvo etc.

Outro grupo que apresentou uma boa estratégia foi o Plant Care, que consiste em um aplicativo para empresas e floriculturas que avisa a hora e a quantidade certa de se regar plantas específicas. “Com nossa experiência na área, conseguimos calcular que a redução das perdas do produto cairá em média de 10% a 15%, utilizando o aplicativo logo no começo”, afirma um dos integrantes do grupo, Leandro de Jesus.

Os alunos do grupo Seu Rei – Gastronomia Balanceada buscaram ajudar uma comunidade que queira uma alimentação rápida e balanceada. Eles apresentam a ideia de um cardápio diversificado para ajudar pessoas que têm a rotina puxada e corrida, e terão a disponibilidade de atendimentos online, em redes sociais e entrega delivery.

“A proposta desse ano foi pensado num projeto que não fosse exatamente pautado no plano de negócios, por exemplo, “como é feita a entrega?”, “qual o relacionamento com o cliente?”, “quais são os recursos?”, as atividades, possíveis parceiros, a fonte de receita, como a fonte de dinheiro e quanto isso vai custar para a empresa?”, explica o professor Vinicius Bastelli.

O docente especifica que a feira basicamente funciona para validar a ideia do aluno, se é viável e perceber com toda a comunidade acadêmica e com investidores se esse projeto que apresentaram tem algo a somar no ramo, auxiliando o aluno a entender as técnicas do mundo empresarial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s