Fase final do curso? Organize seu planejamento de TCC com essas pequenas dicas

Student

O último ano da faculdade é um período muito esperado, já que ele é o momento de consolidar todo o aprendizado teórico e, enfim, mostrar ao mundo para o que você veio. Durante esse tempo, muitos estudantes são desafiados a prestar a última prova como acadêmicos da graduação, e essa prova é o famoso Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o que para muitos se mostra uma dor de cabeça se não planejado corretamente. O organizador do WebTCC da FAJ, Marco Aurélio dá algumas dicas para efetuar um bom projeto e terminar sua graduação sem problemas.

“Muitos acreditam que o TCC é apenas o último trabalho de faculdade , mas o que a maioria não sabe é que esse “último trabalho” pode render mais do que uma simples nota de avaliação da capacidade de ser um bom profissional na área escolhida, ele pode servir como um norte para o seu futuro”, ele explica. O TCC consegue ser para uns uma oportunidade de o estudante realizar um trabalho memorável, tanto quanto causar pânico em outros. Para auxiliar o aluno a fazer um projeto nota dez, o profissional aponta um passo-a-passo que vai desde o planejamento até a apresentação final.

Ele começa com as regras da sua instituição; informa-se para evitar complicações, seguindo de cronograma com base no seu tempo, e opte por um orientador exigente e criativo. Além dessa fase inicial, Marco aponta outros estágios como uma boa escolha do parceiro, um tema de algo que você realmente goste e leia bastante sobre o assunto. Ele cita as normas da ABNT, de essencial importância, e dá a dica da Revista Intellectus, periódico que poderá informar o aluno sobre todas as dúvidas que as normas apresentam.

Nos três últimos tópicos ele avisa; não adianta tentar plagiar, essa pode ser a alternativa mais rápida e fácil nos momentos em que os estudantes estão com pressa e cansados, mas as instituições possuem programas que rastreiam tais técnicas nos projetos. Treine para sua apresentação final, é muito importante ter propriedade daquilo que você fala. Por mim, não pense apenas na sua nota, foque mais do que apenas um 10 e pense em toda a sabedoria adquirida através dessa experiência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s