Alunos de Enfermagem organizam Workshop Zika e H1N1

DSC_1013No último dia 16 os estudantes do 1º e 3º semestre do curso de Enfermagem se juntaram para organizar o Workshop Zika e H1N1. Os grupos se basearam em materiais de pesquisas em revistas cientificas e apresentaram ao auditório as informações sobre a doença que saíram na mídia.

Para complementar o tema apresentado, foi dado aos alunos à produção de um seminário juntamente com a exibição de banners, além da confecção de folders com as principais informações do assunto para distribuição durante o evento. O workshop contou também com a orientação das professoras Priscila Lima Jacob e Maruska Neufert, que ministram a disciplina de Microbiologia Geral e Parasitologia Humana.

Segundo a estudante Leticia Rayana de Morais Pereira, o evento ajudou as pessoas a entender melhor como funciona o vírus, reforçando aquilo que a mídia já alertou. “Como estudantes de enfermagem, é em ações como essa que entendemos o que significa a ideia de “pensar no outro”, foi à oportunidade que precisávamos para lidar com uma questão que exige muita compreensão”, explica a aluna, e fala que apesar das dificuldades apresentadas durante a elaboração da pesquisa e evento, os ensinamentos aprendidos foram muito valiosos. “Foi uma oportunidade de conhecer um pouquinho do trabalho de um enfermeiro, que não é só cuidar, mas também passar informações de extremo valor a população”, completa.

Explicando como funciona o vírus, a aluna Ana Carolina de Souza, comenta que a importância do evento foi de grande relevância pela atual situação que a população se encontra, e nesse workshop os convidados puderam conhecer todas as etapas do vírus, desde sua origem à evolução. “O que mais me chamou atenção foram as formas de transmissão, existindo quatro formas de se contaminar com o vírus, que são as relações sexuais, liquido amniótico, transfusão de sangue e amamentação”, essa última não sendo confirmada, porém orientada a evitar. “Sendo assim o workshop alertou as pessoas sobre a evolução do vírus, assim como, também mostrar algumas prevenções que ajudam a evitar a contaminação”, conclui.

Com esse evento, a estudante Carla Fernanda Sezarino entendeu que há sim uma relação entre o vírus Zika e a microcefalia, e em alguns casos pode acarretar em adultos e crianças a síndrome de Guillain Barré. “Aprendi também sobre a importância do ato de lavar as mãos, já que no evento mostraram como são nossas mãos sujas e logo após na mesma situação, porém adicionando o álcool 70% para fixar as bactérias. Foi bem legal mesmo”, comemora a aluna.

A graduanda Isabella Queiroz falou sobre o seu tema apresentado no workshop, explicando também as diferentes formas de prevenção e comenta que muitas vezes são ações fáceis para se realizar dentro da própria casa. “O assunto que meu grupo apresentou foi a distribuição, que fala do surgimento e passagem do mosquito transmissor em diferentes países, mostrando exatamente a rota do mesmo dentro de um mapa. Também foram exibidos exames para a confirmação da doença, que muitas pessoas ainda não entendem bem”, aponta a estudante. Ela comenta também sobre os mosquitos transgênicos, que é uma forma de diminuição e prevenção, que pode gerar até mesmo o término do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, e zika.

Para auxiliar ainda mais na compreensão desse assunto de extrema importância, a Elsevier News divulgou uma matéria apresentando uma ferramenta online que serve como aconselhamento especializado sobre o vírus Zika, além de acesso grátis à pesquisa médica. O site é muito útil para aqueles que ainda apresentam dúvidas sobre o tema, sendo um centro de pesquisa de confiança por ter um embasamento médico nas publicações.

Para saber mais sobre o site, acesse: http://zika-virus-resource-center.elsevier.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s