Projeto desenvolvido por alunos oferece espaço cultural no campus

DSC_1117O Progressive Garden, projeto produzido por alunos do 1º do semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo se mostrou dinâmico e diferente. O trabalho buscou oferecer aos estudantes da instituição um local onde só acontecem eventos culturais, como show de música, danças, entre outras formas arte.

 
Além da elaboração do projeto, ocorreu um evento cultural entre os dias 15 e 22 de junho, com uma programação diversificada com música, cinema e desenho expressivo. A semana contou com a apresentação de alunos e artistas convidados.
 
A ideia inicial veio da proposta do professor Caio Maroso, responsável pela disciplina Sistemas Estruturais e Estrutura Tensionada, e nela o docente procurou oferecer aos alunos um desafio que pudesse trabalhar com ocupação de espaço. “A ideia de nosso projeto foi, desde o início, permeada por motivos de ocupação, queríamos realmente uma tenda, a matéria que estudamos para elaborar esse projeto era estrutura tensionada, sabendo que esse tipo de estrutura permite que muitas ideias sejam desenvolvidas e aplicadas”, explica um dos integrantes do grupo responsável, Luccas Silva. Estruturado também pelos alunos Pedro de Salvi, Bianca Gonçalves, Juão Paulo Fogaça, Vitor Cefelelli, Wilma Karoline Santos, Beatriz Santos, Filipe Santos e Otávio Alcântara.
 
O estudante explica também que a proposta desse espaço foi oferecer aos outros alunos do campus, um local em que qualquer atração cultural pudesse acontecer e virasse referência para futuras celebrações. 
 
O grupo se baseou em obras arquitetônicas de um grande ícone dessa área, Oscar Niemeyer, levando em conta o design dos projetos do Palácio do Planalto e da Alvorada. O aluno ressalta que a designer da tenda não foi apenas “feito”, mas sim, previamente estudado, pesquisado e etc, como por exemplo estudar o tema proposto e o local para a montagem, toda a escolha e o desenho do projeto. 
 
“A proposta do professor foi bem aberta, deixando que nossas ideias fluíssem e tudo o que estava sendo proposto por todos os professores viesse à tona na hora de desenhar e projetar a tenda, fazendo com que inconscientemente houvesse uma integração com as matérias propostas até então, em todo o período letivo”, comenta Luccas.
Ao final de todo o planejamento o projeto foi inaugurado com uma programação cheia de atividades e espetáculos culturais, começando com a apresentação de música eletrônica, com os artistas Globulus e Cosmic Stone, e no dia seguinte com a exibição de duas sessões em um cinema ao ar livre, mostrando os filmes estrangeiros La Planète Sauvage e Fear and Loathing in Las Vegas.
 
Seguindo a programação, a banda B.D.O.Z, formada por alunos da FAJ, realizaram uma grande performance de Rap Acústico.
 
Para o dia 21 foi proposto aos participantes uma atividade de Desenho Expressivo com os estudantes do 1º semestre do curso, sendo coordenado pelo docente Samir El Banate, fechando as programações com um show acústico da banda Aquele Som, que conta em sua formação alguns alunos do grupo responsável pelo projeto.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s