Revista Intellectus da FAJ adere a sistema funcional para melhorar pesquisas de artigos

intellectus

A Revista Intellectus, em busca de constantes melhorias, segurança e reconhecimento dos pesquisadores interessados na publicação do periódico, aderiu ao registro online de seus artigos por meio do reconhecido Digital Object Identifier (D.O.I.), uma base de dados internacional que atribui uma identificação única a cada documento eletrônico.

Essa identificação garante a originalidade dos artigos publicados, mesmo que disponibilizados em diferentes ambientes virtuais, além de manter uma cópia do arquivo em uma base de dados segura. Assim, se houver alguma mudança com o servidor que atualmente hospeda o site da Intellectus, o artigo pode ser rastreado pelo número D.O.I atribuído.

A atribuição do D.O.I tem um custo, mas as instituições Faculdade Jaguariúna e Max Planck, que são as mantenedoras da Intellectus, continuarão mantendo a revista totalmente gratuita, tanto para publicação quanto para leitura integral dos artigos. Esse serviço será uma forma de gratificar os principais pesquisadores com os trabalhos mais relevantes em cada volume já publicado. Os artigos que receberão o D.O.I. serão escolhidos com base em critérios que serão pré-estabelecidos pelos editores da revista, a editora chefe Ana Maria Girotti Sperandio, e o redator Patrick Pereira, assim todos artigos que atenderem ao critério receberão o registro.

A plataforma Lattes, amplamente utilizada no meio acadêmico já utiliza o D.O.I. para facilitar a localização dos artigos publicados por autor. A nova aquisição da Intellectus aumenta sua confiabilidade e prestígio científico, além de reforçar o comprometimento com os pesquisadores nacionais e internacionais que veem na publicação um meio de divulgação de suas pesquisas.

O primeiro artigo que recebeu o D.O.I. foi pulicado na Edição nº32 v. 4, intitulado Planejamento Urbano e Políticas Públicas Saudáveis: Um Relato de Experiência, e pode ser acessado pelo link http://dx.doi.org/10.21116/2016.1. Para conhecer mais sobre a novidade acesse: https://www.doi.org/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s