Santander disponibiliza bolsas de intercâmbio para alunos de graduação que mais se destacaram

santanderFoi divulgado nessa semana o nome dos cinco ganhadores do Santander Bolsas Ibero-americanas 2016. A ação é uma parceria conjunta com o Grupo Polis Educacional, que coordena as instituições Faculdade de Jaguariúna– FAJ, e Max Planck propondo como requisito básico para a participação uma boa média durante todo o curso e a apresentação de projetos acadêmicos que incentive o conhecimento.

A bolsa disponibiliza a oportunidade para graduandos de qualquer curso, sendo os alunos escolhidos da FAJ, Anilene Accorsi Veiga, Fabricio Godoy do Prado e Tainá Andrieti Rosa com os cursos de Farmácia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil respectivamente. As selecionadas pela Faculdade Max Planck foram as estudantes Carolina Assis Ferreira de Direito e Mara Lygia Christianini do curso de Gastronomia.

Os alunos passaram por fases até chegar à decisão final de quais seriam os participantes da bolsa. Entre um dos fatores decisivos está o bom rendimento escolar, com notas acima de 7 desde o primeiro semestre, além de ter apresentado durante o curso alguma publicação, Iniciação Científica ou um review. Para os ganhadores, além do benefício de estudar fora em uma universidade conceituada, também terão o auxilio de €3.000,00 (três mil euros), sendo a estadia de um semestre com o destino para qualquer país com uma instituição de ensino participante do projeto.

O MÉRITO DOS PARTICIPANTES

Para o aluno Fabricio Godoy a grande oportunidade veio graças à preparação da sua Iniciação Científica, que trabalha no tema de Edificações Sustentáveis, além da elaboração de um artigo abordando a Sustentabilidade no Brasil, que tem como foco buscar melhorias em regiões menos favorecidas.

O estudante, que irá para a Universidade do Porto em Portugal ou para a Universidade Politécnica de Valencia na Espanha, diz que a FAJ proporcionou muita ajuda através de um ensino de qualidade e com professores com capacidade e mérito, que o auxiliaram durante todo o curso, podendo prepará-lo para essa grande experiência. “Essa oportunidade mostra que temos potencial para várias conquistas e o esforço de se dedicar todos os dias nunca é em vão”, conclui o estudante.

Tendo apresentado o projeto de Iniciação Cientifica “Formulações fitoterápicas – bases farmacêuticas, indicações e contraindicações” no 1º Congresso de Farmácia da FAJ em 2015, a estudante Anilene Accorsi possui ainda o trabalho “Estudo sobre adesão, qualidade de vida e conhecimento da doença em pacientes oncológicos em tratamento com antineoplásicos orais: a importância da atenção farmacêutica”, do qual foi exibido no XVIII Congresso da Federación Farmacéutica Sudamericana entre outros eventos. Os projetos, mais as excelentes notas, garantiram sua participação na corrida pela bolsa Ibero-americana.

Com a Universidade de Coimbra de Portugal em mente, a estudante fala da relevância que essa viagem poderá oferecer. “Esse intercâmbio é de grande importância para o contato de pesquisadores de outros países que irão ajudar futuramente na vida acadêmica, até a publicação de artigos e também a vivência tanto profissional quanto pessoal”, explica.

“Com a bolsa terei a oportunidade de aprimorar meu conhecimento na área de farmácia em outro país, além de adicionar em meu currículo a experiência e a importância de estudar em Portugal. Todo o esforço e dedicação que realizamos em cada disciplina de farmácia gera um benefício, ou seja, o conhecimento” felicita a aluna.

Apresentando o projeto “Utilização do lodo de ETE na fabricação de cerâmica vermelha”, a estudante Tainá Andrieti teve sua vaga no intercâmbio garantida. O review foi realizado juntamente com colegas de classe, e logo mais será publicado em uma revista científica. Além da pesquisa, a estudante também participa como monitora do programa da FAJ, PROE, dando aulas de Teoria das Estruturas I e Fenômenos do Transporte.

Com a escolha da Universidade do Porto, em Portugal, a aluna acredita que o aprendizado que adquirirá no exterior fará uma diferença no seu futuro, conhecendo também novas culturas e formas de ensinamento. “Eu realmente fiquei muito feliz por ter conseguido essa chance. Quando fiz a inscrição não acreditei realmente que eu conseguiria a bolsa, fiquei muito surpresa” conta, a estudante. “Eu acredito que será uma grande oportunidade para eu aprender e vivenciar coisas novas. Agradeço a faculdade por essa oportunidade”, conclui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s