FAJ participa dos atendimentos de saúde da Jornada de Cidadania e Empregabilidade na Penitenciária Feminina de Campinas

dsc_0214Ação oferece atividades para a promoção da reinserção social

No dia 29 de junho, aconteceu a Jornada da Cidadania e Empregabilidade na Penitenciária Feminina (PF) de Campinas. O programa contou com a presença da Faculdade de Jaguariúna (FAJ), além de outras Instituições de ensino da região.

Alunas do curso de enfermagem da FAJ foram responsáveis por um plantão de atendimento, no qual foram oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC) e exames de Papa Nicolau.

Os testes rápidos de HIV foram aplicados pela equipe da Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) “Terra das Andorinhas”, cujo trabalho pode ser acompanhado pelo site http://www.vivamelhorfacaotestehiv.org.br/.

Como forma de promover a reinserção social, o evento proporcionou às participantes atividades, como a regularização e a emissão de registros gerais (RGs) pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt). A Fundação “Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) realizou, em parceria com os servidores de setor de assistência judiciária da PF de Campinas, um plantão de atendimento jurídico. A Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, junto com servidores da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) forneceram o cadastro para emissão de certidões (nascimento e casamento). A escola de cabeleireiros ArtHair de Piracicaba fez cortes de cabelo, escova, chapinha e designer de sobrancelhas, serviços para melhorar a autoestima das reeducandas.

Palestras informativas foram ministradas e abordaram os seguintes assuntos: apresentação das atividades realizadas e oferecidas pela Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef) da CRSC, mães em cárcere, empreendedorismo, programa de economia solidária, casa do empreendedor, tuberculose e uso e efeitos negativos das drogas.

Na cerimônia de abertura da Jornada de Cidadania e Empregabilidade da PF, esteve presente o diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria da Região Central (CRC), Ozério Tadeu Pereira, que representou o coordenador Jean Ulisses Campos Carlucci; Arnaldo Salvetti Palácio Júnior, secretário municipal de Trabalho e Renda, que representou o prefeito de Campinas, Jonas Donizete; Sunem Praxedes, diretor da União Internacional de Pastores e Capelães (Unipas) do estado de São Paulo; Gian Carlos Pereira, padre da Paróquia Santa Mônica de Campinas; Roseni Screpanti Braun, diretora geral da PF de Campinas; e os diretores gerais das unidades prisionais de Jundiaí, Itirapina, Hortolândia, Sumaré, Mairinque e Piracicaba.

Saldo de atendimentos realizados na 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade da PF de Campinas:

Cadastros de Pessoa Física (CPF) – Emitidos/Regularizados: 182
Registros Gerais – Expedidos: 182
Certidões de Casamento/Nascimento/Óbito – Emitidas/Regularizadas: 122
Plantão de Atendimento Jurídico: 225
Participações em Palestras e Oficinas Temáticas: 512
Cortes de Cabelo, Escova, Chapinha e Designer de Sobrancelhas: 305
Plantão de Atendimento de Saúde: 1726
Atividade Física Liang Gong: 98
Total de Serviços Prestados: 3352

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s