Curso de Enfermagem da FAJ apresenta em Aula Magna conceitos do emocional de pacientes em situações de risco

DSC_0049No dia 15 de agosto o curso de Enfermagem recebeu em sua Aula Magna a professora e Dra. Ana Regina Borges, que tratou do tema Cuidados Paliativos, um tratamento que vem ganhando espaço na área pela sua importância com o paciente e família. A aula ocorreu no campus I da FAJ, disponível para todos os semestres.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da FAJ, Celene Aparecida, as técnicas de cuidados paliativos devem fazer parte da formação do enfermeiro, de modo que possam atuar com ética e autonomia na profissão.

A aula foi bem elaborada e explicativa para os estudantes, fato essencial para o entendimento e atuação dos futuros profissionais. A palestrante possui mais de 30 anos de experiência na área de oncologia e gerenciamento em enfermagem, além de ser membro e fundadora de diversas organizações voltadas ao ramo. Ela atua como enfermeira e especialista em cuidados paliativos, assim como líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cuidados Paliativos pelo CNPq.

A técnica é abordada há muito tempo pela área da saúde por se mostrar eficiente em casos graves. Segundo a Academia Nacional de Cuidados Paliativos – ANCP, a tática “é uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. Para tanto, é necessário avaliar e controlar de forma impecável não somente a dor, mas, todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual”, conforme define a ANCP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s