Aula magna do curso de Pedagogia aborda análise sobre educação não formal

DSC_0280No dia 25 de agosto, no Anfiteatro do Campus II da FAJ, realizou-se a Aula Magna do curso de Pedagogia, tendo por título: “A Educação não Formal como acontecimento: genealogia do conceito”, proferida pela professora Dra. Valéria Aroeira Garcia, Doutora em Educação na área ciência, política, educação e cultura, tendo pesquisado a constituição do campo da Educação não Formal no Brasil e suas relações com os movimentos sociais, com a Educação social, Educação de rua e com o campo da Educação Formal. Possui longa experiência profissional no campo da Educação não Formal, tanto na atuação prática como educadora e coordenadora, atuando na gestão de programas públicos no campo da Educação não Formal em Secretaria Municipal de Educação, como fazendo assessorias a ONGs, movimentos sociais e Prefeituras que têm programas nesse campo, além de exercer ações de formação e militância junto a grupos de educadores sociais.

A Professora Doutora Valéria Aroeira Garcia , em sua Aula Magna, propôs analisar a criação do conceito de Educação não Formal partindo da filosofia deleuziana, que compreende a criação de um conceito com seus movimentos e suas recriações.

Nessa perspectiva, defende-se a Educação não-Formal como um conceito autônomo, com fazeres particulares e um campo próprio, a partir de uma lógica específica de funcionamento.

A Educação não-Formal é analisada a partir das políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens, e nesse contexto é considerada sua relação com a Educação social, assim como uma pequena apresentação e discussão da trajetória da Educação social no Brasil.

Considerou-se as diferenças entre Educação InFormal, Educação Formal e Educação não Formal, abordando-se também  as idéias divulgadas pela grande imprensa sobre os fazeres da Educação não-Formal e como os meios de comunicação vêm divulgando esse campo , enfocou-se a Educação não Formal  como um conceito em movimento, que vem sendo criado e recriado em diferentes momentos e locais. Percebe-se, dessa forma, que o conceito de Educação não Formal assume diferentes nuances, em função de que realidade a abordamos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s