Estudantes aprendem a usar Nitrito e Nitrato a fim de melhorar o cuidado com a carne comercial

fotobioquimica-dealimentosengenhariadealimentosComo parte das atividades da disciplina de Bioquímica de Alimentos, os alunos do 4º semestre do curso de Engenharia de Alimentos realizaram uma aula prática de aplicação de Nitrito, Nitrato e a formação da cor em carnes e embutidos. A atividade foi realizada no dia 9 de setembro sob orientação do professor Dag Mendonça Lima.

A aula buscou apresentar a influência de sais de nitratos e nitritos na formação de pigmentos em carnes e esclarecer o mecanismo de formação da cor.

Segundo o docente explica, esses sais são comumente utilizados no processo de cura da carne para obter produtos de qualidade mais uniforme e econômica, reduzir a incidência de alterações bacterianas da carne durante a cura e o processamento, sendo que a maior preocupação é com o Clostridium botulium, bactéria capaz de produzir uma toxina letal além de desenvolver e fixar a cor. Esses sais reagem com a mioglobina contribuindo assim para o desenvolvimento da coloração rosada.

“O problema da adição de nitrito em carnes é a formação de nitrosaminas que podem induzir a formação de células cancerígenas. A adição de sais de nitrito e nitrato é regulamentada pela ANVISA que legisla sobre as quantidades máximas permitidas”, informa o professor da disciplina.

Esses compostos são utilizados na cura de carnes para a produção de presunto, bacon, linguiça, entre outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s