Empoderamento e violência: novo grupo de estudos da FAJ trabalhará com cotidiano e melhora na vida da mulher

dsc_0188Abordando e construindo o papel da mulher na sociedade, a FAJ apresenta o Grupo de Estudos Mais Marias – GEMM, formado por professoras e alunas da Faculdade de Jaguariúna, sendo coordenado pela docente e Dra. Ana Maria Girotti Sperandio. O grupo trabalhará para estudar e pesquisar métodos que qualifiquem a vida da mulher.

O grupo será o primeiro criado na faculdade voltado a estudar fatores e características da vida feminina, desenvolvendo um espaço acadêmico que trabalhe, pesquise e que traga subsídios para melhorar a vida das mulheres, estudantes e professoras universitárias, reverberando para fora da comunidade acadêmica.

As reuniões serão elaboradas quinzenalmente, sendo que no dia 18 de outubro, as colaboradoras realizaram o primeiro debate do grupo, apresentando objetivos, práticas e pesquisas que serão pautadas no decorrer do projeto.

Conforme explica a professora Ana Maria Sperandio, o projeto foi criado para oferecer um espaço saudável de discussão vinculado às mulheres. “Podendo ter um tempo dentro da faculdade para pensar, refletir, estudar, cuidar da sua sexualidade feminina e também assuntos diversos”, completa.

A participante e aluna de Pós-Graduação da FAJ, Alessangela Soriani, explica que a linha de pesquisa abordará tema como: Papéis da mulher na sociedade; Amamentação; Violência midiática – A imposição dos padrões de beleza; Sexualidade feminina; Sexualidade da mulher deficiente; As relações afetivas da mulher; Violência doméstica; Empoderamento feminino; entre muitos outros temas que serão tratados.

Ela aponta ainda que o grupo aborda as relações que as mulheres de todas as idades têm vivenciado. “Vários casos de violência doméstica, de casos abusivos onde as meninas e mulheres passam e não sabem que é sendo abusivo”.

O grupo será formado por professoras, alunas e especialistas da FAJ, contando com a colaboração das docentes Camila Andresa Guerreiro, professora e Dra. Celene Aparecida Audi, professora Dra. Denise Fernandes Geribello, professora Flaviana Tannus, a docente e especialista Jacqueline Magno Teixeira da Silva, a Me. Luciana Gomes Almeida de Souza, e a professora Márcia Bortoletto. Além da participação das alunas Janini Oliveira e Nadejda Magno e da colaboradora Anelize Sgorlon.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s