Docentes de Nutrição da FAJ participam de diversos eventos com o intuito de abranger o conhecimento acadêmico e profissional

1-1Durante os dias 4 e 5 de novembro ocorreu o 15º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, evento no qual as professoras Natalia Conessa e Thalita Cremonesi do curso de Nutrição visitaram para adquirir novos conhecimentos e informações do ramo. No mesmo final de semana, a professora Isabella Tesoto participou do curso com abordagem em Nutrição Comportamental. Este foi o primeiro curso de Mindful Eating feito por nutricionistas, para nutricionistas.

O intuito do evento foi introduzir os convidados no conceito de mindfulness e mindful eating através de teoria e vivências práticas, transformando a vida de pacientes e a prática clínica nutricional. A professora relata que já introduziu o conceito em sua disciplina, para ser abordado em suas próximas aulas.

Já o congresso interdisciplinar faz parte de uma atividade que acontece anualmente pela da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG, e neste ano o tema principal foi voltado a assistência domiciliar interdisciplinar com o tema Domicilio, Municípios, Estados e Países, como território de cuidados.

A docente e coordenadora do curso Jacqueline Magno explica que a visita das professoras no evento foi essencial, pois assim foi possível realizar debates relacionados à área de Nutrição, em que a adaptação e suporte nutricional e atuação na equipe multiprofissional melhoram consideravelmente a vida do paciente.

Foram debatidos temas como o envelhecimento da população mundial e brasileira, assim como os cuidados paliativos de adultos e crianças com atenção em especial ao idoso que necessita de cuidados no domicílio.

Além desses temas, as professoras debateram com os presentes sobre a atuação dos alunos de Nutrição da FAJ na parceria com a prefeitura de Jaguariúna, em que a segurança alimentar (dietas especiais e suplementação nutricional) é mantido por meio dos recursos municipais, proporcionando as alunas, através do estágio na Interclínicas e Projeto “Melhor em Casa”, a oportunidade de abordagem adequada, assistência nutricional e condições de avaliação nutricional do paciente, dando-lhes a capacitação necessária à formação do futuro profissional nutricionista.

Logo após a conversa, os participantes elogiaram a atuação da instituição frente a didática aplicada com os alunos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s