Alunos de Direito da FAJ fazem simulação de julgamento

dsc_2520A edição 2016 do tradicional “Júri Simulado” do curso de Direito da Faculdade de Jaguariúna – FAJ foi realizada na terça-feira, 22 de novembro, no Teatro Municipal de Jaguariúna, e foi acompanhada por um público formado por familiares dos estudantes, amigos e diversos profissionais da área jurídica da região.

Para reproduzir o Júri, os alunos do 8º semestre do curso distribuíram entre si as funções de acordo com o perfil de cada um para exercer o papel de promotor, juiz, advogado, testemunha de defesa e acusação. Após meses de preparação, todo o ritual e os procedimentos obrigatórios de um tribunal foram fielmente seguidos pelos estudantes na execução da atividade prática que é um dos pontos altos do curso de Direito da FAJ.

Assim como no caso original, a tese da legítima defesa prevaleceu sobre as argumentações dos promotores de acusação e o réu acabou sendo absolvido por 4 a 2. O Júri foi baseado em um caso de homicídio ocorrido em Santo Antônio de Posse em 2009, quando um homem foi morto com seis golpes de facão.

PREPARAÇÃO INTENSIVA

“O Júri alia a teoria à prática. Durante 5 anos de curso, os alunos  adquirem  uma bagagem teórica muito grande, mas também exercem e vivenciam o aprendizado em atividades como esta”, afirma o coordenador do curso de Direito, professor Fabrízio Rosa. “Penso também que o Júri Simulado cumpre um papel fundamental para a formação acadêmica e prática dos futuros operários do Direito”, avalia.

Uma vez que o lema da Instituição é ‘o futuro na prática’, os alunos do 8º semestre utilizam nesta atividade boa parte dos conhecimentos adquiridos até o atual estágio do curso.

“O Júri Simulado cumpre um duplo papel, que é o exercício acadêmico de simulação de um dos institutos mais fascinantes do Direito pelos alunos e a possibilidade aberta à comunidade de acompanhar de forma efetiva o desenrolar de um julgamento, com todos os elementos reais que envolvem tal situação”, declara o coordenador.

Fabrízio Rosa ainda acrescenta: “O Júri Simulado é uma atividade muito rica em aspectos multidisciplinares, envolvendo, por exemplo, Psicologia Jurídica, Direito Penal, Civil, Processual e Constitucional. Isso faz com que o aluno possa colocar em prática, em termos sintéticos, o que desenvolveu até agora em seu aprendizado junto com os professores da Faculdade. Ao mesmo tempo, gera para a população presente a chance de estar dentro de um instituto que realmente é um reflexo de tudo aquilo que é feito na prática.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s