Encontro de Iniciação Científica marca encerramento de cursos

enic-2016-faj-103A apresentação, discussão e avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos de graduação e pós-graduação, bem como dos Trabalhos do Programa de Iniciação Científica (PIC) disponíveis a qualquer aluno que tenha interesse e disponibilidade de pesquisar e desenvolver um artigo científico ocorreram entre os dias 7 e 9 de dezembro durante mais uma edição do Encontro de Iniciação Científica (Enic) da Faculdade de Jaguariúna – FAJ.

O curso de Medicina Veterinária abriu as apresentações no HEV (Hospital Veterinário) em dois períodos no dia 7, no campus 2. Das 8h às 12h30, foram apresentados 12 trabalhos e das 19h às 22h30 mais 16.

Ainda no dia 7, das 19 às 22h30, no campus, foram expostas as atividades dos alunos de Nutrição, Enfermagem, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Psicologia e Fisioterapia, com total de 87 trabalhos de TCC e oito  de PIC. Houve também mostra de vídeo e dança referente aos trabalhos apresentados, além da visita de oito trabalhos da UNASP-SP no curso de Enfermagem.

Na mesma data, das 19h às 22h30, no campus 1, a mostra foi dos cursos de Administração, Contábeis e Direito, com total de 116 trabalhos.

As apresentações prosseguiram no dia 8, das 19h às 22h30 – no campus 2, com Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, com total de 76 trabalhos de TCC, oito trabalhos de PIC e 14 de pós-graduação MBA Gerenciamento de Projetos e Processos Organizacionais.

No dia 9, das 19h às 22h30, no campus 2, foram apresentados 44 trabalhos com exposição dos projetos desenvolvidos pelos alunos de Engenharia de Controle e Automação.

“A Faculdade de Jaguariúna proporciona e incentiva a participação dos alunos no Encontro de Iniciação Científica (Enic), por ser um espaço privilegiado para apresentação e discussão de conteúdos nas diversas áreas do conhecimento dos cursos de graduação e pós-graduação. A pesquisa não é unicamente a ampliação da perspectiva de desenvolvimentos dos estudantes, mas também a possibilidade dos mesmos se aprofundarem em temas que poderão ser fundamentais na sua decisão e seguimento profissional, além de acrescentar vivências em seu currículo”, explica Mariély Alves Guerreiro, analista de Programas Acadêmicos.

“A formação de um profissional com rigor teórico e compromisso ético é um processo que demanda tempo, vocação, talento, disciplina e orientação adequada, dessa forma temos vários programas na Faculdade que estimulam e impulsionam alunos e professores nessa caminhada, como o NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares), o PIC (Programa de Iniciação Científica) e a Revista INTELLECTUS (Revista própria de publicação de artigos científicos)”, comenta a professora Márcia Lima Bortolleto, gestora de Programas Acadêmicos da FAJ.

PREMIAÇÕES DE PROJETOS

No último dia do evento, 9, os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial compareceram para a premiação da Mostra de Projetos Temáticos.

O evento, que aconteceu no dia 28 de novembro, premiou os times referentes a cada semestre de cada curso em que foi apresentado aos alunos um tema em específico para trabalharem.

Na disputa do 2º semestre de Engenharia de Controle e Automação, o vencedor foi o grupo Startronic, seguindo pelo grupo Dinamo, e com a medalha de bronze, os alunos do Power Ducks. Todos trabalharam sob o tema proposto; Rally FAJ. Dando sequência para o 6º semestre com o tema Robô Paintball, o grupo Smart Control foi o ganhador da medalha de ouro, com o grupo Inove Tech em segundo e finalizando com o time Astros.

Os discentes do 8º semestre trabalharam sob tema Mini Fábrica, sendo o time Engenius o vencedor, seguido dos Detronics na prata e os Engforce no bronze.

Encerrando a competição para os alunos do curso, os grupos do 10º semestre abordaram a temática Montagens de Peças CNC, com o grupo Carro FAJ vencedor, o time Trator em segundo e os alunos do Compressor em terceiro.

Para o curso de Tecnologia em Automação Industrial, o vencedor do 4º semestre foi o time Futebol de Robôs, seguido pelo grupo Automachine, finalizando a competição com apenas duas colocações. Os grupos do 6º semestre apresentaram o grupo AutoPrint como ganhador, com o time Speed Automação  em segundo e os alunos do Scorpion em terceiro. Todos trabalharam com o tema Célula de Produção de Chaveiro.

Veja também no link: http://www.faj.br/encontro-de-iniciacao-cientifica-marca-encerramento-de-cursos/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s