Gestão de Recursos Humanos: um dos principais pontos de crescimento de uma empresa

“Processos lentos, chefes ruins e a rotatividade dos times são fatores que sangram qualquer organização”, esses são alguns princípios que o profissional de RH trabalha para melhorar.

Conhecer e selecionar os profissionais que atuam em determinados setores de uma empresa é apenas uma das várias vertentes dos responsáveis pelos Recursos Humanos.  Esse profissional é capaz de desenvolver, avaliar e principalmente, tem o papel de impulsionar as mudanças e facilitar o diálogo, sendo a ponte entre funcionário e empresa.

É o que explica a coordenadora do curso de Gestão em Recursos Humanos EaD, da Faculdade de Jaguariúna – FAJ, Mylene Dias Rezende. A docente, Mestre, psicóloga e especialista em Recursos Humanos e Dinâmica de Grupo aponta que impulsionar a produtividade dos funcionários é importante para o crescimento da empresa

Pergunta: Um profissional de RH tem que estar presente em todas as empresas? Qual o papel deste profissional?

Mylene Rezende: Eu arriscaria a dizer que sem o RH fica muito mais difícil aumentar a eficiência e produtividade, tão necessária no momento que vivemos de turbulência econômica.

Processos lentos, chefes ruins e a rotatividade dos times são fatores que sangram qualquer organização. Por outro lado, alta tecnologia, equipamentos de última geração, processos enxutos e líderes de alta performance de nada servirão sem as pessoas preparadas tanto do ponto de vista técnico quanto comportamental.

Alguns gestores não conseguem lidar com os conflitos em suas equipes, outros não conseguem estabelecer uma relação mais próxima tanto com os pares quanto com a própria equipe. Há ainda aqueles com dificuldades em planejamento, acompanhamento e fornecimento de feedback sobre o desempenho de seus subordinados. O desafio do profissional de RH é ser um coach com o objetivo de transformar gestores em gestores de pessoas de fato.

Então, pensar em impulsionar a produtividade sem pensar em pessoas não dá.  Pode até se admitir a ausência do profissional de RH, mas os ônus serão muito maiores com perda de tempo, desperdício de energia, gestão de conflitos, sem falar na consequente rotatividade

P: Em que áreas ele pode trabalhar?

MR: O profissional de RH pode atuar em muitas áreas. O cenário desenhado acima prevê profissionais que atuam em um modelo mais estratégico, priorizando uma visão generalista tanto da própria área quanto do negócio da organização.

Há aqueles que atuam em subsistemas tais como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, gestão de carreira, departamento pessoal, comunicação interna, saúde do trabalhador, dente outros. É importante que deixar claro que um modelo não inviabiliza o outro. Muito pelo contrário. Eles são complementares, especialmente nas grandes companhias.

A proposta do Curso de RH da FAJ é formar profissionais capazes de diagnosticar e encontrar respostas para os problemas das organizações. A partir do domínio da técnica, o estudante terá condições de escolher a melhor alternativa para uma dada situação.

P: Uma pessoa que quer trabalhar na área, por onde ele pode começar?

MR: É comum o profissional se inserir na área via departamento pessoal ou recrutamento e seleção podendo se especializar em uma área ou desenvolver competências múltiplas com vivência nos demais processos.

P: Em sua opinião, qual o melhor benefício dessa carreira?

MR: Para o profissional de RH o melhor benefício dessa carreira é, sem dúvida, observar o crescimento das pessoas. Ajudar um profissional recém-promovido a um cargo de gestão a se tornar um bom líder, trabalhar com pessoas e vê-las crescer é muito bom. E o melhor ainda é que sempre aprendemos muito com eles. Podemos nos tornar uma pessoa melhor sempre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s