Alunos assistem palestra sobre medicamentos quimioterápicos

ok-aula-magna-21022017-40Cerca de 180 alunos e egressos de Farmácia se reuniram na noite de ontem, 21, no Anfiteatro do Campus II para assistir a palestra da Dr. Eliana Testa, sob o tema “Manipulação de Quimioterápicos e Biossegurança”.  

A Aula Magna, segundo o coordenador do curso, André Renno, foi a “Cereja do Bolo” do início do ano letivo. “Já fazemos essa atividade todo ano como uma forma de dar boas vindas aos ingressantes e reunir todos os alunos, sendo mais uma atualização de conteúdo”, afirma.

De acordo com a farmacêutica, a abordagem do tema é necessário com os alunos para terem uma visão aprofundada sobre o assunto. “É um tema específico e passamos uma ideia boa do que é a manipulação de quimioterapia, como ela é feita e do que você precisa para que tenha uma segurança nesse manejo da manipulação”, explica a profissional.

Na palestra foram abordadas diversas diretrizes sobre os quimioterápicos, como o armazenamento, riscos gerais, exigências de acordo com a resolução 220, análise de prescrição médica e a manipulação de fórmulas com ênfase nos medicamentos utilizados para o tratamento do câncer.

Recentemente, os alunos de Farmácia tiveram a inserção na matriz curricular a abordagem sobre medicamentos para animais, utilizados em hospitais veterinários. A palestrante também falou sobre o assunto no decorrer da atividade.

A farmacêutica é proprietária da FarmaSíntese, uma farmácia especializada em quimioterápicos e no mês passado a FAJ firmou uma parceria com a empresa com o objetivo de oferecer aos alunos mais um local de estágio. “Já temos estagiários da FAJ e lá, além da manipulação de alguns produtos de quimioterapia, eles têm contato com outros que a farmácia utiliza”, conta Dra Eliana.

O diretor acadêmico da FAJ, Prof. Flávio Fernandes Pacetta, compareceu na cerimônia e agradeceu aos alunos por trabalharem em parceria com a faculdade com o objetivo de crescerem juntos. “A Primeira turma teve uma colação emocionante semana passada e vai deixar saudade, porque foi uma turma que abraçou a questão acadêmica e ajudou na divulgação do curso”, revelou e completou. “É óbvio que temos essa interação porque a coordenação trabalha com maestria e o corpo docente consegue interagir com vocês, mostrando para a instituição que vale a pena investir no curso”, finalizou Profº Flávio.

Em seu discurso, o diretor também citou as recentes conquistas da Faculdade especialmente para os alunos do curso de Farmácia, os atendimentos do programa CIM na Unidade Básica de Saúde do bairro Roseira de Baixo, localizado na Interclínicas e a Farmácia Escola que atende os alunos de Farmácia e Medicina Veterinária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s