Gestora no Ministério da Saúde conversa com alunos de Nutrição sobre o SUS

OK - Nutrição - Palestra Karen Costa - 10032017 (51)

Na aula de Nutrição em Saúde Pública do dia 10 de março, os alunos do 5º semestre receberam a farmacêutica Drª Karen Sarmento Costa para falar sobre suas experiências como gestora no Ministério da Saúde, focando na parte da gestão pública do Sistema Único de Saúde (SUS). Em torno de 60 alunos de Nutrição assistiram a apresentação da profissional e sanaram suas dúvidas relacionadas ao tema.

A Drª falou sobre a sua carreira na saúde pública e orientou os alunos descobrirem os representantes do Conselho Municipal de Saúde da sua cidade para saber quem está representando a população. De acordo com ela, os conselhos de saúde do país formados em casa munícipio, são os responsáveis pela qualidade do atendimento público do local, tanto que 50% dos integrantes são munícipes usuários do Sistema Único de Saúde, 25% funcionários do órgão público e o restante, 25%, são os gestores que coletam todas as informações discutidas nas reuniões e encaminhar para serem aplicadas.

A convidada buscou por meio da atividade mostrar aos graduandos que o SUS é uma área interessante e enriquecedora para trabalhar após formados. “Quero despertar nos alunos, nesse período de formação, a importância do Sistema Único de Saúde, independente da área que vão atuar. Eles têm um comprometimento com a saúde pública do nosso país e motivá-los para uma carreira com sucesso. Minha ideia é atrair mais pessoas para trabalhar nessa área”, revelou Karen.

Numa troca de governo, quando são interrompidas políticas efetivas implantadas na gestão anterior, tal decisão pode gerar graves retrocessos para o sistema de saúde. 

Para a palestrante os estudantes possuem um amplo mercado de trabalho nessa área de acordo com os dados recentes do Brasil. “Hoje temos no Brasil um quadro de Morbimortalidade, com as altas prevalências das doenças crônicas que o papel do nutricionista é fundamental então nós precisamos desse profissional na rede pública”, conta.

Currículo da palestrante – Karen Sarmento Costa

– Farmacêutica com graduação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006); – Especialista em Saúde Pública na UNESP/Araraquara (2009);

– Mestre (2010) e Doutora (2014) em Saúde Coletiva, área de concentração de Epidemiologia na Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2014);

– Pós-doutora na Universidade de Barcelona/Espanha (2016) na área de Farmácia Clínica e Farmacoterapia,  atuando nos seguites temas: Políticas Farmacêuticas, Inquéritos de Saúde, com ênfase na avaliação do acesso e uso de medicamentos e Serviços Farmacêuticos. Membro dos grupos de pesquisa CNPq: Programa  de Estudos em Sistemas de Saúde – PESS (NEPP/UNICAMP), Condições de Vida e Saúde (Unicamp) e Inquéritos de Saúde (USP);

– Experiência na gestão da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica no município de Campinas/SP (2007-2009);

– Coordenadora Nacional da Assistência Farmacêutica Básica/DAF/SCTIE do Ministério da Saúde (2009-2015) sendo responsável pela formulação e implantação do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS) e Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus) nos municípios brasileiros;

– Coordenadora nacional de projetos de intervenção e pesquisas com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para o fortalecimento da Assistência Farmacêuticas nas Redes de Atenção à Saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s