Professor de universidade da Inglaterra lança livro na FAJ

Visita Internacional (9)

À medida que as cidades em todo o mundo lidam com as crescentes pressões da terra, ao mesmo tempo em que tentam promover comunidades mais sustentáveis e conectadas, a criação de espaços verdes nas áreas urbanas está recebendo maior atenção do que nunca. O tema e apresentado e discutido no livro Green Wedge Urbanism History: Theory and Contemporary Practice, lançado durante evento na Faculdade de Jaguariúna (FAJ), na sexta-feira (10).

A convite da Profª. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio, coordenadora Geral do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPI) da FAJ, o autor do livro, Prof. Dr. Fabiano Lemes de Oliveira, 38 anos, que há 9 leciona na escola de Arquitetura da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, veio conhecer a instituição de ensino superior jaguariunense a apresentar a obra a diretores, professores, coordenadores e gestores.

Na visita, Oliveira foi acompanhado do responsável pelo Departamento Internacional da Universidade de Portsmouth, Jonathan Williams, que se disse impressionado com a estrutura da FAJ. “Foi uma experiência muito positiva”, comentou o gestor responsável por dar suporte a estudantes e por implementar parceiras com escolas de ensino superior de vários países. “Estamos em contato para uma possível parceira entre as instituições”, pontuou André Serra, que exerce a mesma função de Jonathan, mas em empresas diferentes. Ele é o responsável pelo Departamento Internacional da FAJ.

Por meio desse trabalho, a FAJ mantém parceira com as instituições Edulingua (Itália), PUC Porto Rico (Porto Rico), Universidade Castilla-la Mancha (Espanha), Instituto Politecnico de Setubal (Portugal), Husson University (EUA), Universitá Regiomontana (México), University Zurich (Suíça), Texas A&M (EUA), Cornell University (EUA), University of Ireland (Irlanda), East Carolina University (EUA) e Anderson University (EUA).

 

O LIVRO

Green Wedge Urbanism: History, Theory and Contemporary Practice é um livro, segundo o próprio autor, voltado à comunidade acadêmica, a órgãos governamentais e aos envolvidos nas questões urbanísticas e de infraestrutura. “Minha experiência em pesquisa está no planejamento de modelos que visam equilibrar a urbanização com a natureza, em particular relacionadas com a ideia de cunha verde, infraestrutura verde e azul, modelos de planejamento sustentável e resiliente e história e teoria do urbanismo”, expõe o autor.

A obra, que pode ser comprada na Amazon e site da Livraria Cultura, é dividida em duas partes: história das cunhas verdes no planejamento urbano e aplicações contemporâneas da ideia.

Nas 304 páginas, nos capítulos sobre história, mostra, por exemplo, projetos de reconstrução das cidades europeias no pós-guerra. Na segunda parte, com ênfase nos desafios contemporâneos, cita, entre vários modelos, os espaços verdes de Helsinki, na Finlândia, e as cunhas azuis e verdes de Estocolmo, capital e maior cidade da Suécia.
O AUTOR

Nascido em Brasília-DF, Fabiano Lemes de Oliveira possui doutorado em História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), em Barcelona, e mestrado e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Antes de chegar em Portsmouth como professor sênior em 2008, trabalhou na prática, em grupos de pesquisa e lecionou no Brasil e na Espanha.

O professor doutor é membro da AHRC Peer Review College, avaliador doprograma Newton Fund do British Council e foi revisor de pedidos de subsídio para a EPSRC, a ESRC, a Fundação de Pesquisa de São Paulo e a Organização Holandesa de Pesquisa Científica. É membro da International Planning History Society, do grupo dirigente da Place Alliance, da Rede de Universidades Place Alliance, do grupo de trabalho Place Alliance Healthy Places e do grupo dirigenteda Architectural Humanities Research Association (AHRA). Internamente,  contribui para a liderança de pesquisa em várias capacidades, inclusive sendo o coordenador de Pesquisa na Escola de Arquitetura.

Além de ser autor de Green Wedge Urbanism: History, Theory and Contemporary Practice (Bloomsbury, 2017), publicou vários artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e artigos de conferências. “Sou Investigador Principal no projeto Re-naturing cities: teorias, estratégias e metodologias, financiado pelo programaNewton Fund Researcher Links do British Council.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s