Primeiro aluno FAJ com Síndrome de Down é recebido com festa

OK - Dia Internacional do Sindrome de Down 21032017 (28).JPG

Na terça-feira, dia 21, cerca de 250 alunos do curso de Educação Física da FAJ comemoraram o Dia Internacional da Síndrome de Down com atividades variadas na quadra poliesportiva do Campus II.

De acordo com a coordenadora do curso, Beatriz Leme Passos Carvalho, a ação teve saldo positivo resultando na sensibilização dos alunos e divulgação da acessibilidade da FAJ além dos estudantes do curso dar as boas vindas ao ingressante Marcelo Christofoletti Meneghni, portador de Síndrome de Down.

“É um evento para sensibilizar os alunos e ao mesmo tempo homenagear o Marcelo. Ele é o primeiro aluno com Síndrome de Down da FAJ e a gente não podia deixar passar esse dia”, conta a docente.

Para a professora é grande a importância das instituições de ensino promover ações inclusivas em suas unidades levando aos seus matriculados a oportunidade de sair do comodismo e conviver com as diferenças de cada pessoa.

“É uma forma de sensibilizar os alunos que serão os futuros professores que vão lidar com pessoas e desmitificar um pouco fazendo eles perceberem que a inclusão faz parte da nossa vida rompendo barreiras”, ressalta Bia, como é carinhosamente chamada por seus alunos.

O calouro de Educação Física irá participar das aulas junto com os demais alunos do curso sendo priorizadas suas habilidades. “Nesse caso não precisamos mudar nada apenas confiar nas potencialidades de cada um. O Marcelo tem inúmeras competências e a gente vai trabalhar em cima disso”, frisa a professora.

O aluno confessa estar apaixonado pela faculdade e buscou durante a atividade falar de suas experiências de vida mostrando que a realização dos sonhos é possível. “Falei de toda a minha história, como o que eu fazia antes de entrar na faculdade e do Down. Eu estou amando a faculdade e a professora Bia”, revela Marcelo que já tem planos para quando se formar. “Quero ser titular do basquete e ser feliz”.

Integrou a programação, aula de zumba e os graduandos do curso arrecadaram leite e produtos de higiene pessoal que será destinado a APAE da Itapira.

O representando do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade – NIAC da FAJ, Luis Fernando Ridi prestigiou o evento e aproveitou a oportunidade para falar sobre o programa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s