Alunos de Ciência da Computação têm Aula Magna

OK - Ciencia da Computação - Aula Magna - 24032017 (57).JPG

O Senior Software Engineer da JBoss, Eder Ignatowicz, esteve na Faculdade de Jaguariúna no dia 24 de março para palestrar aos alunos de Ciência da Computação sobre “O Que Eu Gostaria de Saber Quando Comecei Minha Carreira Como Desenvolvedor de Software”.

Cerca de 180 alunos compareceram ao local para participar da atividade que foi iniciada com depoimentos de dois docentes do curso, o professor Rodrigo Rovaron e o Marco Antônio Miquelino. O primeiro falou aos estudantes sobre sua carreira profissional e revelou que uma das partes mais gratificantes em sua profissão como professor é acompanhar o desenvolvimento dos alunos. “Eu me lembro da minha evolução quando era aluno e hoje vejo isso como docente”, completou Rodrigo.

O professor Miquelino aproveitou a oportunidade para aconselhar os presentes para que estejam preparados para a mudança, questionando sobre como será a profissão daqui a dez anos. “Computação é praticamente uma paixão porque você não sabe como vai ser amanhã. Quando entrei para essa área não existia celular, muito menos smartphones”, lembrou o docente.

O palestrante da noite fez uma retrospectiva da sua carreira para mostrar aos estudantes que para alcançar o sucesso pleno é necessário alguns sacrifícios. Eder teve seu primeiro despertar para a computação ainda criança quando seu pai, que era mecânico e como forma de pagamento de um conserto ganhou um computador da época e como não tinha familiaridade, Eder começou a mexer no equipamento até conseguir mudar suas configurações. A partir daquele momento, o profissional foi se aprofundando até se tornar o que é hoje, membro do time do Drools e jBPM, com experiência ampla no desenvolvimento de sistemas financeiros. Professor de diversos cursos de graduação e pós-graduação.

A atividade buscou orientar os estudantes sobre a carreira profissional na área da tecnologia. “Busquei dar dicas de carreira falando sobre o que errei no passado até onde, conseguindo superar os obstáculos”, explica o palestrante.

A respeito do tema da atividade, Eder conta que gostaria de ter recebido orientações sobre quais escolhas ele poderia ter feito sem se basear somente no que o mercado pede.

Eder é doutorando e mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s