Palestra sobre “Preceitos Éticos na Pesquisa Científica com seres humanos e animais: implicações para as áreas do conhecimento” para o Curso de Farmácia

CEP-Farmacia-2

Na última segunda-feira, dia 20 de março de 2017 a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa Profa. Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé ministrou a palestra para o curso de Famácia o tema “Preceitos Éticos na Pesquisa Científica com Seres Humanos e Animais: implicações para as áreas do conhecimento”.

O objetivo da abordagem deste tema foi abordar a importância e as atribuições do CEP, os riscos e benefícios da conduta das pesquisas científicas e a importância para a adequada preparação dos documentos para a submissão dos projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos e à Comissão de Ética no Uso de Animais.

Um fator fundamental explicado pela Coordenadora foi com relação ao planejamento do delineamento da pesquisa, quais documentos são necessários para a entrada do pesquisador no campo e as instruções para o adequado Termo de Consentimento livre e Esclarecido. Além disso, a Profa. Elisandra ressaltou que os procedimentos de análise dos dados e discussão dos resultados devem ser fidedignos aos objetivos e hipótese descritos no projeto. Na pesquisa com seres humanos, por exemplo, as principais implicações éticas são que a respeitabilidade aos participantes e atenção aos riscos  sejam vistos constantemente pelo pesquisador responsável. O cumprimento da Resolução 466/2012 é de suma importância e credibilidade para a pesquisa.

O mesmo ocorre na pesquisa com animais, a Comissão de Ética no uso de Animais nosso dever é sempre ajudar e manter o bem estar dos animais e sempre que possível utilizar métodos alternativos e substitutivos. As implicações nesta área são que existem muitas variáreis que afetam o bem–estar animal e que são muito sutis e só recentemente começaram a ser valorizadas suas ações sobre os animais. A Profa. Elisandra explicou que não é ético usar animais havendo alternativas, não é ético usar alternativas que não tenham sido cientificamente avaliadas e validadas.

A Profa. Elisandra explicitou que o trabalho final da pesquisa mostre que o estudo desenvolvido com métodos adequados e bem elaborados não causam nenhum risco físico, nem social e nem mental ao ser humano e a aplicação do conhecimento resulte em benefício e relevância para a sociedade.

CEP-Farmacia-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s