Alunos assistem final dos Jogos Parapan Americanos de Jovens – São Paulo 2017

Visita-EDFisica-9

No dia 25 de abril, cerca de 30 alunos do curso de Educação Física da FAJ visitaram o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo.

Segundo o professor, Me. Artur Squarisi, que acompanhou a atividade, a visita foi promovida para auxiliar nos estudos da disciplina Educação Física e Esportes, onde está sendo abordada com os estudantes a realidade das pessoas com deficiência física na área esportiva.

Os alunos assistiram a final dos Jogos Parapan Americanos de Jovens – São Paulo 2017 que reuniu aproximadamente 800 atletas de 19 países.

“Os alunos visivelmente ficaram encantados com a oportunidade de conhecer o Centro de Treinamento e mais ainda, de poder assistir os atletas com deficiência de 19 países disputando medalhas nas finais dos jogos”, conta o docente.

A visita ainda contou com um tour pelo Centro conhecendo todas as instalações e os alunos tiveram a oportunidade de se relacionar com os atletas e sua equipe técnica, não só da Seleção Brasileira, mas das demais nações presentes, além de conhecerem as modalidades de Basquete de Cadeira de Rodas e o Goalball.

Para o colaborador FAJ, a atividade foi necessária para os graduandos adquirirem conhecimentos de áreas de atuação que muitas vezes é distante do cotidiano do profissional de Educação Física. “Contudo estando lá, os alunos perceberam que há uma grande demanda ainda por uma mão de obra qualificada nesta área. Que o Centro de Treinamento em SP pode até ser um local de trabalho num futuro próximo”, frisa Artur.

Por fim, o docente avaliou a atividade como gratificante e resultou no aprendizado de duas lições: Perceber que os atletas paraolímpicos não nascem excluídos e os profissionais de Educação Física tem a missão de fazer a inclusão. A segunda é que as conquista no esporte não é o mais importante, mas sim o jeito como os educadores fazem tudo acontecer.

“Ver o brilho nos olhos dos alunos neste dia, não há preço para um professor. Se foi além das expectativas para eles, imagine para mim. Poder mostrar um pouquinho desse universo para os meus alunos. Foi um dia incrível com um grupo sensacional. Só a agradecer a todos os envolvidos, a coordenadora do curso Bia Passos pela oportunidade, parceria e comprometimento de sempre com a Educação Física e também à FAJ por tornar momentos como este, possível”.

O local é considerado o maior centro de treinamento das modalidades paralímpicas da América Latina estando entre os melhores do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s