Alunos criam projetos de negócios em aula prática de Engenharia de Produção

Producao-negocios-9-1024x576

Cerca de 70 alunos do quinto semestre de Engenharia de Produção da Faculdade de Jaguariúna, realizaram no mês de março aulas práticas no Laboratório de Sistemas Produtivos para expor ideias sobre novos produtos e serviços. 

O docente Romilson Cesar Lima coordenou a atividade orientando os alunos.Alinhar a teoria discutida em sala de aula, com prática experimental no laboratório de sistemas produtivos, sobre a gestão de operações para Engenharia de Produção, fazendo a aplicabilidade das práticas do Balanced Scorecard (BSC), 5W2H e MPE Brasil na criação de um produto ou serviço”, o professor explica o objetivo da aula.

Ainda de acordo com a coordenação do curso e o colaborador FAJ, os alunos estão tendo a oportunidade de obter uma visão geral da produção e suas implicações em organizações industriais e não-industriais, conhecendo as técnicas, conceitos, processos e adaptação das ferramentas da área. “Identificar a criatividade dos discentes na gestão de operações; Descrever suas contribuições e práticas de sucesso; Encontrar oportunidades de melhorias em empresas, produtos, ou serviços para aplicabilidade dos conceitos; Promover o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe e atitude dos discentes”, frisou Romilson a respeito da meta específica da aula.

Os estudantes foram divididos em equipes fazendo uma chuva de ideias (brainstorming) até chegar ao produto final designando sua proposta. O resultado da primeira turma foi uma loja de doces artesanais, um perfume à base de cereal ou cana, uma muleta com amortecimento, Marmitex que esquenta e esfria alimento, fio extensor mutável, aplicativo para compras de supermercado e um amplificador compacto para smartphone.

A segunda sala irá criar uma loja de aluguel de produtos infantil, um aplicativo para economia de energia elétrica, aplicativo para praça de alimentação, cerveja artesanal e um dispositivo para economia de tinta.

Nas próximas aulas, os futuros engenheiros irão desenvolver o seu projeto e a cada encontro as equipes vão apresentar um conceito e o direcionamento de como realizar a aplicabilidade na prática.

A atividade faz parte da grade curricular da disciplina Gestão de Operações 1.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s