Profissional discute sobre Dengue, Zika e Chikungunya com alunos de Farmácia da FAJ

OK - Farmacia - Palestra Dr Guilherme - 17042017 (19)Na aula de Microbiologia Clínica dos alunos de Farmácia da Faculdade de Jaguariúna do dia 17 de março, os alunos receberam o profissional graduado em Ciências Biológicas, com ênfase em Microbiologia, Dr. Guilherme Milanez.

Também Mestre e Doutor em Biologia Funcional e Molecular, na subárea Bioquímica, Guilherme, sob o tema Arboviroses Emergentes: Desafios na Detecção e Diagnóstico, falou com os estudantes sobre o Arbovírus, que são vírus transmitidos por insetos, mosquitos, e afins dando prioridade a temas atuais como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya citando também a Febre Amarela devido ao surto registrado na Região Metropolitana de Campinas e no Circuito das Águas Paulista, nos últimos meses.

Segundo o convidado dentre o tema da atividade o assunto que se destaca é a microcefalia, principalmente como o vírus infecta o ser humano e sua propagação levando em consideração algumas questões sobre a patologia do vírus em geral.

Ainda de acordo com o palestrante, a abordagem do assunto com os alunos do quinto semestre de Farmácia é necessária e de extrema relevância já que é um tema atual. “Do ponto de vista de saúde pública, hoje tem uma preocupação muito grande tanto pelo impacto econômico como em tempo de resposta dos agentes de saúde, porque hoje todo mundo é muito cobrado em relação a isso. No Brasil se pegarmos o contexto de Arboviroses temos uma epidemia generalizada de Dengue há muitos anos e simplesmente ainda não temos uma vacina totalmente segura. Sobre a Zika que é uma epidemia recente, a resposta dada foi basicamente que descobrimos que é a Zika que causa e ponto, sem ter ainda vacina também e tratamento”, explicou o profissional.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s