Orientação financeira, futuras parcerias e troca de experiências marcam segunda edição da Fomentadora de Negócios da FAJ

Fomentadora-de-Negocios-50-1024x576A segunda edição da Fomentadora de Negócios da Faculdade de Jaguariúna foi realizada no dia 20 de abril, no hotel Vila Bueno, reunindo cerca de 70 empresários da região do munícipio. Os participantes tiveram uma manhã de ampliação dos seus conhecimentos, puderam firmar possíveis parcerias e se atualizar sobre as novidades do mercado. A organização do evento ficou por conta dos alunos e professores dos cursos que integram a Escola de Negócios da FAJ, que são: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Logística. Além de receber a colaboração dos alunos que compõem a diretoria da Empresa Júnior da Instituição. 

Iniciando as atividades o palestrante, professor e advogado Reinaldo Fernandes, ministrou uma apresentação sob o tema Modificações na Lei que Regula as Relações de Trabalho: Aspectos Legais do Novo Modelo, abordando as legislações do trabalho temporário, terceirizado e o que o empregador pode esperar a respeito das futuras mudanças na área.

Após a primeira ação, o palestrante Aldo Batista, do Sebrae Campinas, foi à Sala de Marketing, conversar com os empresários presentes sobre a necessidade do seu negócio estar na internet e nas mídias sociais, apresentando ferramentas que auxiliam a pessoa, como o Google Negócio, além de como transformar os acessos em vendas. “É o presente e será o futuro. Como uma empresa está no mercado sem estar na internet e sem ter relacionamento com o cliente na internet? Tudo está virando digital, por exemplo, o banco, a tv e até o táxi, então não tem como estar fora disso. O empresário está perdendo para a concorrência, se não estiver na internet”, destacou Aldo que ministrou a palestra sob o tema Marketing Digital.

O professor do curso de Administração e Ciências Contábeis da FAJ, José Luiz, levou aos presentes conhecimentos financeiros, na Sala de Finanças, abordando acontecimentos que ocorrem nas empresas familiares que causam a falência do empreendimento que podem ser evitadas, como o empirismo, conceito segundo o docente cada vez menos presente nas instituições, que se baseia no ‘meu pai fazia assim, portanto vou continuar desse modo e acabou!’, exemplificou José. Outro ponto foi a necessidade de realizar uma Análise de Demonstrações Financeiras que é primordial para o proprietário entender o seu negócio.

“Para que vocês adquirem algumas ferramentas que já consigam trabalhar e possível deslumbrar algumas possibilidades inclusive que a gente consiga visualizar projetos que possam ser de interesse de vocês da área de finanças, como problemas que tenham no cotidiano que poderiam ser montados com o professor e posteriormente com um grupo de trabalho que vá até a empresa ajudar a solucionar, como o fluxo de caixa”, propôs aos empreendedores o coordenador de Ciências Contábeis da FAJ e um dos organizadores do evento, Anderson Barros no início da palestra do docente José Luiz.

Simultaneamente enquanto os dois grupos de empresários assistiam palestras sobre marketing e finanças, a terceira parte se reuniu na área da piscina do hotel para conhecer um pouco mais sobre os demais empreendedores e visualizarem parcerias futuras, na Sala de Negócios, coordenada pelo docente Rogério Gomes. Os participantes foram divididos em equipes e receberam o desafio de criarem um novo empreendimento que relacionasse todos os ramos dos empresários sentados a mesa, e além do professor, eles contaram com a assessoria do presidente da Empresa Júnior da Faculdade de Jaguariúna, Anderson Braz e a diretora de Vendas do órgão, Luiza Bernardi.  “Essa ideia, deles discutirem entre eles cada negócio, pode surgir um novo mercado extremamente inovador ou eles podem identificar também um ponto dentro do próprio empreendimento que precisa melhorar. É extremamente importante essa interação porque eles conseguem trocar bastante informação e a finalidade é atingir um nível de melhoria ou de excelência que eles estão buscando”, esclareceu Anderson.

O representante do Sebrae Móvel, Edson Massola, marcou presença nesta edição do evento levando aos empresários orientação necessárias e importantes para o sucesso do seu negócio. “É exposto a dificuldade e de acordo com ela e a gestão, fizemos um planejamento de negócios moldando a solução seja ela por meio de uma orientação ou de palestras e cursos destinado aos funcionários. Conforme a demanda do cliente a gente busca a solução”, explicou o profissional que considera fundamental a promoção de encontros nos moldes da Fomentadora de Negócios, com debates e troca de experiências, para o empreendedor se posicionar politicamente e economicamente na sociedade pois todo conhecimento adquirido na ação será posto em prática.

O proprietário da Nova Casa Material para Construção e diretor da Associação Comercial de Jaguariúna, Murilo Cerri Ramos, participou pela segunda vez do evento e por acreditar na importância do envolvimento das pessoas na fomentação de negócios e a troca de conhecimento entre os empresários da cidade. “Trazer especialista, como o advogado para falar sobre as novidades nas leis trabalhistas que com certeza irá impactar no nosso comércio”, aponta o empreendedor o diferencial da Fomentadora na sua visão.

Dentre as autoridades presentes estava o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna, Valdir de Oliveira, que deu início as atividades, o prefeito municipal Gustavo Reis, a vice-prefeita Rita Bergamasco e o diretor do campus I da Faculdade de Jaguariúna, Thales Coelho Borges Lima.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s