É lançada a cartilha “100 Dúvidas do Direito do Trabalho”

OK - Lançamento 100 Dúvidas - 04052017 (187)No intervalo do dia 4 de maio, no pátio do campus I, os alunos do sétimo semestre de Direito lançaram a cartilha “100 Dúvidas do Direito do Trabalho”, sob a coordenação do professor José Antônio Cremasco. O objeto, produzido em formato de perguntas e respostas, trata de oito temas, que são: Carteira de trabalho, horas extras, insalubridade X periculosidade, mulher, FGTS, justa causa, estagiário e seguro desemprego X PIS.

Com uma linguagem acessível a qualquer público, o trabalho da disciplina de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, elaborado por cerca de 60 alunos, foi distribuído para toda comunidade do campus e após a cerimônia, os demais alunos da instituição tiveram a disposição oito mesas, com os temas abordados na cartilha, para consultar os futuros advogados buscando esclarecer as dúvidas.

Para o docente, a atividade é mais um exemplo de que os alunos da FAJ participam de ações que colocam em contato direto com a prática da profissão. “Segue a filosofia da faculdade e é o que o advogado trabalhista faz: Ter contato com o povo. O importante é essa prática, esse contato e essa vivência com as questões do dia a dia e o interesse dele (aluno) de aprender o que se dá na sala de aula e a necessidade do povo de sanar suas dúvidas”, frisa José.

A aluna Daniele Santoni, que fez parte da equipe da organização do evento, fala que a ideia da cartilha e do workshop surgiu em um dia após a aula, onde todos os alunos estavam na sala com algumas perguntas sobre o direito do trabalho, e ao analisarem as questões perceberam que seria interessante fazer um material para o público em geral respondendo tais questionamentos, já que de acordo com a estudante a maioria da população possui dúvidas sobre o tema. Os graduandos de Direito fizeram uma seleção das principais dúvidas, apresentaram ao professor e realizaram a impressão de mil exemplares.

“É isso que significa futuro na prática. A gente tem a oportunidade de sair de dentro da sala de aula e fazer tudo aqui na prática, com todo mundo interagindo e todas as pessoas verem o quanto a gente consegue ir longe com o apoio que recebemos aqui”, afirma Daniele.

O docente do curso, Dr. Raphael Tannus, integrou a mesa de lançamento e parabenizou os alunos pelo material e iniciativa. “Fico orgulhoso de ter uma cartilha dessa qualidade. Li atentamente todos os tópicos e percebi que havia esquecido de alguns temas que até mesmo a própria justiça do trabalho esquece” afirmou.

A assessora da coordenação de Direito, Dra Elizete Moura, ficou emocionada ao ver o empenho dos alunos e o prestígio dos estudantes dos outros cursos do campus e o coordenador, Dr. Fabrizio Rosa, elogiou a qualidade do material e a mobilização. O professor aproveitou o uso da palavra para parabenizar a instituição pelos 18 anos e comunicar a titulação da FAJ como Centro Universitário de Jaguariúna. “Hoje é um dia especial que a FAJ comemora 18 anos de existência e não poderia ser melhor, já que recebemos a notícia da publicação na data de hoje no Diário Oficial que a FAJ foi elevada a categoria de Centro Universitário”, exclamou Dr. Fabrizio Rosa.

Acesse abaixo a cartilha online. 

http://www.faj.br/wp-content/uploads/2017/05/Cartilha-Final.pdf

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s