​Projeto de Gestalt-terapia é apresentado no Centro Universitário FAJ

DSC05876O projeto do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae, idealizado pelas professoras Maria Cecilia Peres do Souto & Myriam Hoffmann com o intuito de divulgar a abordagem da Gestalt-terapia, foi apresentado no sábado (13), no campus 2 do Centro Universitário FAJ para um público formado por professores, alunos e ex-alunos do curso de psicologia da instituição.

O evento contou com uma exposição de 1h30, para todos os alunos conjuntamente no auditório, com uma breve fundamentação das influências filosóficas e epistemológicas da Gestalt-terapia. Na sequência, ocorreram vivências simultâneas de duas horas cada. As palestras e vivências são realizadas por professores e ex-alunos do curso de especialização em Gestalt-terapia.

Para participar do evento, os alunos contribuíram com 1 quilo de alimento não perecível, o que não somente concretiza a proposta do evento (Gestalt alimenta), como reforça a ideia da Gestalt-terapia como uma abordagem inserida e comprometida com o contexto social. Os alimentos arrecadados serão encaminhados para a instituição que a faculdade designar.

“Experiências com outras faculdades de psicologia positivas anteriores nos estimulam a continuar apostando no modelo como interessante e mobilizador para os alunos. Este formato de evento tem se revelado produtivo e eficiente, na medida em que promove a integração entre teoria e prática, essencial numa abordagem experiencial como se propõe a Gestalt-terapia”, comenta a psicóloga e ​G​estalt-terapeuta, pós-doutoranda em psicologia (USP) Karina Okajima Fukumitsu, que coordena o projeto juntamente com Maria Isabel Rovani.

Aberto aos alunos de psicologia e demais interessados, o objetivo principal é o de apresentar a Gestalt-terapia como alternativa de abordagem psicoterápica e manejo clínico com vistas a uma escolha para aprofundamento. “Nessa direção, acreditamos que o ‘Gestalt-alimenta’ possa vir a se constituir em um diferencial importante para a universidade por ampliar as possibilidades de contato com um número maior de abordagens psicoterápicas, aspecto que nem sempre é contemplado na grade curricular”, disserta a Profª. Karina Okajima Fukumitsu, que palestrou no sábado.

Além de Karina, a equipe que participo

u do evento foi formada por Juliana Teixeira de Freitas, Márcia Lilla, Daisy Costa Arruda Netto, Joédna de Melo Moreira Gonçalves, Cláudia Regina Marçola, Guilherme Montozo de Lima e Maria Isabel Rovani.

“Agradecimento especial para Guilherme Montozo de Lima, que intermediou nosso contato com a FAJ e fez com que nosso encontro com a coordenadora do curso de psicologia, Profª. Vanessa Jusevícius, e professores Ana Silvia Sanseverino Cione e Clóvis Costa fosse possível”, diz Karina Okajima Fukumitsu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s