Estudantes fazem a medição da estrutura do concreto em aula prática

OK - Aula Prática - 16052017 (58)Durante a aula da disciplina Materiais para Engenharia do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Jaguariúna – FAJ, no dia 16 de maio, ministrada pelo professor Sergio Roberto Antunes da Costa, os alunos do quinto semestre tiveram uma atividade prática para visualizarem a trabalhabilidade do concreto. 

Aproximadamente 62 alunos prepararam o material e fizeram testes em um equipamento específico e de uso de engenheiros, para ver se o concreto está dentro das normas. “Estamos preparando um prato de concreto com cimento, areia, brita um e água para depois fazemos o exame teste. Vamos pegar esse concreto colocar em um cone e 10 centímetros de altura é equivalente a 25 blocos para fazer o abatimento certo. Depois, colocamos uma ferramenta em cima do cone e medimos a altura entre o objeto e o abatimento do concreto. Essa altura tem que estar limitada em oito a dez centímetros, caso não dê certo é porque a quantidade de água não está correta e vai ter que refazer”, explica o professor.

Todo esse processo é realizado diariamente nas obras de construção pelos engenheiros responsáveis. Segundo Sérgio, na nota fiscal do concreto possui o valor da resistência, medido pelo calculista do FCK (Resistência Característica do Concreto à Compressão), e esse número deve ser confirmado pelo profissional de Engenharia Civil.

“Ele, enquanto engenheiro será a primeira pessoa a ver se o concreto que eles compraram está de acordo e caso não estejam tem que devolver. Então é de grande responsabilidade porque as peças que eles vão executar dependem disso e caso não esteja adequadamente, significa que a resistência está diminuída. Isso é ruim e pode até vir a causar uma queda. É muito sério”, afirma o colaborador FAJ.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s