Reflexões Sobre a Prática da Psicologia é tema de palestra

OK - Aula Prática - Tânia Duque - 24052017 (16)

As duas turmas do terceiro semestre de Psicologia do Centro Universitário de Jaguariúna-FAJ, assistiram no dia 24 de maio a palestra O Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) e o Papel do Psicólogo: Reflexões Sobre a Prática, proferida pela profissional Tânia Duque.

A Psicóloga buscou apresentar aos alunos os desafios que os profissionais da área enfrentam no decorrer da carreira, por meio de depoimento sobre os acontecimentos que vivenciou. O primeiro estágio da Tânia foi num Centro de Saúde em Campinas, trabalhando com a gestora e os enfermeiros.  “Lembro que tinha um trabalhador que era usuário de cocaína e devido ao vício faltava direto no plantão acarretando na sobrecarga da equipe. A gestora então perguntou para mim: ‘E aí psicóloga, o que a gente faz?’”, conta. “A pessoa já estava em tratamento, mas antes de tudo era funcionário, então sugeri o afastamento dele para ficar tempo integral no tratamento”.

Outra experiência compartilhada com os estudantes foi a passeata que os estagiários de Psicologia, incluindo a palestrante, promoveram em São Paulo há mais de cinco anos, solicitando reajuste da bolsa-auxílio. Só após dois anos foi atendido o pedido.

A atividade visou tranquilizar os alunos sobre a qualidade do Sistema Único de Saúde, que é visto negativamente pela grande parte dos usuários. “Podemos ter um olhar diferenciado sobre o SUS”, finalizou Tânia Duque.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s