Roda de Conversa sobre Sofrimento Mental é realizada para alunos de Psicologia

OK - Roda de Conversa - Jaqueline da Silva - 24052017 (22)

Na noite do dia 24 de maio, o nono semestre de Psicologia do Centro Universitário de Jaguariúna – FAJ recebeu a pesquisadora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaqueline Roberta da Silva. O tema da Roda de Conversa foi o Acolhimento e Cuidado no Sofrimento Mental à Luz da Abordagem Centrada na Pessoa, e iniciou com relatos da Psicóloga sobre experiências no decorrer da sua carreira profissional, com ênfase em Psicologia Social, deixando os estudantes à vontade para tirar suas dúvidas.

“A primeira vez que fui a uma Clínica Psiquiátrica foi a Sayão, em Araras, e nunca mais esqueci o cheiro do lugar que me marcou. Sempre gostei de ouvir as histórias de vida das pessoas e me recordo da história de uma cadeirante idosa, moradora da clínica, que tentou suicídio aos 18 anos, ficou paraplégica e perdeu a memória durante um tempo perdendo o contato com família. Fui embora pensando que eu tinha que fazer alguma coisa”, contou Jaqueline sobre seu primeiro contato com a área psiquiátrica. Na época da visita, a profissional estava no ensino médio e não tinha conhecimento algum dos trabalhos desenvolvidos por psicólogos em Clínicas Psiquiátricas.

A turma teve a oportunidade de conhecer através de imagens a camisa de força e o funcionamento de um hospital psiquiátrico. Outro ponto abordado pela palestrante foi o surgimento do movimento da Luta Antimanicomial. Lembrando que no encerramento do Ciclo de Estudos da Saúde da FAJ – CESFAJ, no dia 18 de maio, os futuros psicólogos promoveram uma caminhada na área anexa da cantina para divulgar aos presentes a importância do tratamento correto das pessoas portadoras de doenças mentais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s