Farmácia Viva da UniFaj é inaugurada

Ok - Inauguração Simbólica - Farmácia Viva - 25052017 (32)A UniFaj, por meio do curso de Farmácia, promoveu no dia 25 de maio, uma inauguração simbólica da Farmácia Viva implantada na Interclínicas. O projeto de cunho social, educativo e terapêutico, visa oferecer aos alunos dos cursos da área de saúde mais um local para a promoção de aulas práticas.

A docente Renata Carnevale está à frente da ação desde fevereiro quando o projeto foi aprovado e finalizado a construção em meados de abril. “A primeira ideia é fazermos atividades educativas com alunos da Farmácia e demais cursos, visando resgatar o uso das plantas medicinais e trazer esse conhecimento para os alunos, como preparações caseiras e oficinas com crianças”, explica a colaboradora FAJ.

A Farmácia Viva conta com 25 variedades de plantas medicinais, como o Boldo, Guaco, Folha da Fortuna, Citronela, Capim Limão, entre outros e com a participação de alunos do primeiro, terceiro e sétimo semestre de Farmácia que já estão realizando estudos no local, que de acordo com Renata, o ambiente é ideal para estágios, iniciação científica e Trabalhos de Conclusão de Curso. “É muito importante para os alunos porque conseguimos fazer aulas práticas, já que nosso objetivo é fazer 50% de prática. O resultado das aulas práticas é melhor do que em sala de aula, já que aqui eles veem, tocam e cheiram as plantas, além do resgate com a natureza”, frisa a professora.

O coordenador do curso, André Rennó esteve presente na cerimônia e parabenizou a docente pelo empenho e dedicação. “Desejamos boa sorte com a Farmácia, que ela cresça e dê bons frutos e ajude muitas pessoas, principalmente porque você está indo na contra mão do mundo moderno, que todos querem medicamentos industrializados e você está mostrando que as plantas medicinais é uma bela opção”, disse.

O Departamento Sociocultural da UniFaj foi um dos apoiadores do projeto e que influenciou para a Farmácia sair do papel e se tornar real. Representando o departamento, a Natália Marangão marcou presença e se colocou a disposição do projeto.

Se depender da vontade de todos os envolvidos, a Farmácia Viva terá vida longa. Os planos não param e a ideia é fornecer para a população de Jaguariúna os remédios produzidos pelos envolvidos do projeto. “Podemos ter a parte de secagem das plantas para poder disponibilizar os chás e mudas para a comunidade. Já temos parcerias com prescritores da Interclínicas interessados no projeto e em nos ajudar a disponibilizar para a população plantas in natura ou secas e quem sabe um dia termos o nosso próprio laboratório de manipulação, para fazer pomadas, cremes, xaropes”, revela Renata que foi surpreendida com a cerimônia simbólica de inauguração pelo Coordenador e alunas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s