Alunos de Nutrição desenvolvem projetos impactantes para a sociedade

Trabalho de Conclusão de Estágio - 08052017 (10)Alunos do sétimo semestre de Nutrição do Centro Universitário de Jaguariúna – FAJ desenvolveram no início deste ano o Trabalho de Conclusão de Estágio, atividade obrigatória para a formação da graduação.

O Vagner Grangeiro implantou na creche Jesus Menino, localizada em Pedreira, o projeto Tempero Sustentável em Garrafas Pets que teve como objetivo melhorar a alimentação das 115 crianças que ficam no local. A estrutura da horta foi o grande diferencial, o aluno FAJ fez com o auxílio de pets uma área para plantar temperos de forma vertical, ficando na parede, já que segundo Vagner, o chão do local enfrenta problemas quando chove.

“Baseei nas resoluções do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), que fala das atribuições do nutricionista no local, especialmente no programa do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que destaca a promoção de horta orgânica para as crianças desenvolverem consciência ecológica”, explica Vagner.

Os temperos plantados no local foram: hortelã, tomilho, orégano, salsinha e cebolinha. Para o futuro nutricionista, a ação foi apenas um pontapé inicial para a cidade seguir com o projeto. Durante toda a atividade, o aluno contou com o apoio da professora Carla Basso.

O treinamento de boas práticas de alimentos para as manipuladoras de alimentos da rede de educação de Monte Alegre do Sul foi a ação da estudante Janaina Fernanda Alves Coitin. Ao todo 12 merendeiras receberam a orientação em uma tarde e foram capacitadas de acordo com a resolução CVS5 (Centro de Vigilância de Saúde, artigo 5). “Foi detectado que elas não estavam fazendo a higiene dos alimentos direito e essa resolução explica o passo a passo de como deve ser feito a higienização”, explica a aluna. De acordo com relatos de Janaína, as colaboradoras utilizam o mesmo pano para limpar a mesa de refeição e o chão.

A avaliação teve 100% de efetivação tendo como orientanda, também, a docente do Centro Universitário de Jaguariúna – FAJ, Carla Basso.

Outra ação que teve sucesso na sua implantação foram os cardápios elaborados pela graduanda Bruna Carla, que padronizou o menu de três CEI’s (Centro de Educação Infantil) de Estiva Gerbi, impactando na alimentação de aproximadamente 40 crianças.

No primeiro momento, Bruna foi a todos os berçários visualizar os erros e acertos na distribuição de alimentos e concluiu que não havia horários certos e nem continha frutas no cardápio. Após a avaliação, as merendeiras e coordenadoras se reuniram com a futura nutricionista acordando uma nova lista de alimentos. “As crianças comiam às 9h, e às 10h tinham que almoçar, então era muito perto e eles estavam cheios e não queriam comer, com a mudança eles passaram a comer e até repetiam. A Delegacia de Ensino também foi informada sobre a mudança e irá cobrar dos centros infantis”, esclarece Bruna. A diferença foi perceptível e o resultado foi positivo.

Por fim, as alunas Ciede Caroline Donato de Campos, Elaine Rodrigues de Souza e Jessika Yngryd Lemos elaboraram a Avaliação de Kefir em Ambientes Domésticos. O processo contou com o cultivo do Kefir, que é um líquido de leite fermentado com gosto de iogurte comum, com a intenção de percepção se o alimento é fonte probiótica sustentável já que é de fácil cultivo e manuseio. “Fizemos o cultivo em leite, ou seja, colocamos no leite, pois ele consome a lactose como fonte energética e em contra partida fornece um leite fermentado que é rico em lactobacilos e proteína”, explica Ciede.  Na conclusão do experimento, as estudantes também notaram que o iogurte pode ser consumido por pessoas intolerantes a lactose.

A docente Natalia Conessa foi a orientanda do trio de alunas.

“O nutricionista que se forma na FAJ tem um comprometimento com a sociedade, somos um canalizador, sendo agente transformador do ambiente que habita”, finaliza Vagner Grangeiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s