Curso de Pedagogia promove primeira Feira de Ciências

Feira-de-Ciencias-pedagogia-7-1024x681A primeira Feira de Ciências do curso de Pedagogia da UniFaj foi organizada pelos alunos do quinto semestre e realizada no dia 2 de junho. Sob o tema Terra e Homem: Nossa Responsabilidade, cerca de 40 estudantes elaboraram 11 projetos sobre hábitos alimentares e efeito estufa, desenvolvidos na disciplina Educação Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências.

O evento foi aberto a toda comunidade acadêmica da instituição tendo a coordenação da professora Roseli Coutinho Nunes. O processo de elaboração teve início com um sorteio entre equipes, feito pela docente, das faixas etárias do início do Ensino Fundamental e EJA, e cada grupo desenvolveu atividades na linguagem do seu público alvo, adultos e crianças. “Como é o lema da FAJ, eles estão aplicando na prática a teoria que eles tiverem durante todo o ingresso deles no curso”, frisou a docente.

Esta primeira edição contou com a participação de alunos de Engenharia Ambiental e do CEMA (Centro de Educação Municipal Ambiental “Dr. Darcy Machado de Souza) de Jaguariúna, na produção do trabalho do grupo da aluna Úrsula Seguro de Carvalho que atendia as pessoas do EJA. Com o assunto principal sendo o efeito estufa, a equipe contou com a doação de muda de árvore do CEMA para distribuir aos visitantes do evento, que em troca deixaram um recado contando quais atitudes tomam no cotidiano em prol do meio ambiente. Os futuros engenheiros ambientais, elaboraram um gerador eólico mostrando o funcionamento dessa forma de produção de energia. “Como falamos para o EJA achamos que seria interessante colocar sob responsabilidade da pessoa a questão do aquecimento global, como são adultos todos lavam roupa, usam água nas atividades do dia-a-dia. É uma consciência direta de uma forma mais evidente”, explicou a graduanda.

Ainda de acordo com a estudante, atividades assim só possuem lado positivo incentivando os alunos a passarem adiante todo seu conhecimento. “Unir várias contribuições pela interdisciplinaridade que justamente a pedagogia preza em unir vários valores e potenciais. Devíamos ter mais vezes, por integrar as capacidades de cada um por meio de uma participação coletiva. Espero que seja o primeiro de muitos”, finaliza Úrsula.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s