II Workshop Maria da Penha movimenta UNIFAJ e é marcada por grandes surpresas

DSC_0175“Esta edição está com mais cor e cultural”. Foi desta forma que a coordenadora do II Workshop Maria da Penha, Drª Camila Andressa Moura de Oliveira Guerreiro, definiu o evento, que teve uma peça teatral contando a história do surgimento da lei, um debate com autoridades da área e apresentação dos alunos do quinto semestre do curso de Direito da UNIFAJ, no hall do campus I, no dia 6 de junho.

Abrindo a noite, os atores da Casa do Teatro de Amparo foram convidados pelo grupo da aluna Maria Luíza Corsi Cassiani para encenar o espetáculo Maria da Penha – Símbolo de Resistência, Resiliência e Conquista para o Brasil. Além da peça, um integrante do grupo conseguiu contato com o Instituto Maria da Penha e a equipe apresentou, ao final, um vídeo com um depoimento que a própria Maria da Penha gravou especialmente para os alunos da Instituição.

Todos os presentes puderam debater sobre o assunto por meio da Mesa Redonda que foi composta pela coordenadora do workshop, Drª Camila Andressa Moura de Oliveira Guerreiro, o coordenador do curso Fabrizio Rosa, o diretor acadêmico de unidade da UNIFAJ e do Juizado Especial da Comarca de Jaguariúna, professor Flávio Fernandes Pacetta e o juiz de Direito Carlos Eduardo d’Elia Salvatori. O promotor de Justiça da Comarca de Jaguariúna e professor da FAJ, Dr. Sergio Luiz Caldas Spina, também sentou à mesa e juntamente a delegada titular da Delegacia de Polícia de Jaguariúna e Holambra Drª Juliana Belinatti Menardo, o prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis e a psicóloga jurídica da Comarca de Jaguariúna e professora de Psicologia Jurídica da UNIFAJ, Helem Sandra Albino.

DSC_0192

Simultaneamente foram expostos os 13 projetos dos alunos relacionados a legislação como os tipos de violência doméstica, por dentro da DDM (Delegacia da Mulher) e o projeto “Maria Vai com as Outras”,  da equipe da Danieli França, que é uma ação social que visa oferecer assistência psicológica e jurídica, antes, durante e após o processo judicial, para as mulheres que sofrem agressão. “Muitas vezes a mulher procura a delegacia, presta queixa, faz o boletim e quando volta para casa é agredida novamente, enquanto isso o processo vai decorrendo e ela não tem uma assessoria e a “Maria Vai Com as Outras” vai dar essa assessoria para vítima”, explica Danieli. O grupo estava coletando assinaturas por meio de um abaixo assinado para o projeto adquirir um local de atendimento em Jaguariúna. De acordo com a graduanda, a equipe espera arrecadar mais de seis mil vistos de moradores de Santo Antônio de Posse, Holambra e Jaguariúna.

Ainda sobre o projeto “Maria Vai com as Outras”, no workshop aconteceu o lançamento oficial da ação e na comemoração de 11 anos da existência da lei, as futuras advogadas irão percorrer as escolas municipais levando orientação aos adolescentes.

O coordenador do curso de Direito, Fabrizio Rosa, prestigiou a segunda edição do evento e considera importante a realização de atividades como esta para sensibilizar a comunidade acadêmica. “Tivemos vários profissionais desde o poder legislativo, judiciário e executivo promovendo uma discussão multidisciplinar importante para que a gente consiga, dentro de uma comunidade acadêmica, formar opiniões. Nossa missão é que os nossos estudantes sejam pessoas pensantes, formar a massa crítica para que a gente busque sempre um aperfeiçoamento não só da legislação, mas da vivência em sociedade”, frisou.

A docente do curso Celly Inotomi expôs seus quadros que têm como tema a mulher, e a professora Camila ficou impressionada com a abordagem diferenciada da lei, em comparação com a edição anterior.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s