Primeiro time de futsal da UniFaj entra em campo nesse final de semana

Time de Futsal - 06062017 (11)As novidades da UniFaj neste ano de 2017 não param, desta vez a instituição irá participar dos Jogos Universitários do Estado de São Paulo – Conferência Grande Campinas, com um time de futsal formado por alunos matriculados regularmente. O time neste primeiro momento é formado apenas por alunos de Educação Física, mas a intenção é que a partir de 2018 ocorra seletivas para os estudantes de todos os cursos participarem e os 15 que se destacarem representarão o Centro Universitário, como aconteceu com os graduandos de Educação Física que jogaram algumas partidas internas e passaram por uma seletiva (testes), feita através de aplicações de exercícios específicos e jogos aleatórios.

Desde abril, o time se reúne aos sábados na FAJ para treinos e preparação física e conta com a parceria da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Jaguariúna, que está oferecendo aos jogadores o transporte para as competições que serão em outras cidades, a arbitragem e os uniformes. A instituição de ensino em contrapartida oferece sua estrutura para os alunos da Escola Municipal Professora Oscarlina Pires Turato, localizada no bairro Tanquinho, realizarem suas aulas de educação física e promoção de projetos sociais.

“Qualquer ação promovendo o esporte, nós apoiamos, ainda mais uma ação voltada para o ramo social. Atender um bairro da cidade com vulnerabilidade social e crianças restritas de recursos, é o esporte fazendo a diferença na sociedade. Ajudamos o primeiro time da FAJ a participar dos eventos e em contrapartida temos uma ação social”, destaca o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Rafael da Silva Blanco.

O docente Adinã Fernandes Leme que é o primeiro treinador da seleção masculina de futsal da FAJ acredita que essa oportunidade ofertada aos alunos será de grande aprendizado e de vivência com situações abordadas em aula, como a metodologia de ensino do futsal, a introdução a metodologia do exercício, da organização e teorias do treinamento, da prevenção de lesões esportivas e outros. “Apresenta de certa forma, que a FAJ, além de ter boas referências em seus cursos, também se envolve com a prática esportiva sadia”, frisa.

Time de Futsal - 06062017 (4)

Segundo o treinador, a competição será emocionante já que algumas instituições de ensino têm como alunos participantes atletas de grandes equipes de futsal do Estado de São Paulo. “A FAJ é uma debutante na competição, mas pela qualidade e dedicação dos alunos acredito que tenhamos chance de irmos bem na fase de grupos”, conta Adinã.

Está é a primeira vez que a UniFaj participa dos jogos, mas como conta o colaborador Adinã essa era uma vontade antiga. “É um sonho antigo. Desde o tempo de aluno da FAJ (2007) tínhamos interesse em implantar a ideia de que a Instituição poderia se organizar e estar participando das competições universitárias com grande potencial. Atualmente, 10 anos depois, volto como professor de futsal e encontro os mesmos desejos dos meus coordenadores e também dos novos alunos, e então, aliando aos meus, colocamos em prática. Daí, a responsabilidade e o desejo de que tudo corra bem, profissionalmente e na mais perfeita ordem. Será um grande avanço”, deseja.

O aluno de Educação Física Reginaldo Delgado Júnior faz parte do time e está feliz em participar dessa conquista do Centro Universitário, considerando que o passo mais importante já foi dado. “Defendo a FAJ por motivação e gosto pelo esporte. É gratificante ter passado perante a peneira e ser selecionado e espero que o projeto tenha continuidade trazendo novos integrantes de todos os cursos. Tenho expectativa de boas vitórias, apesar de estarmos criando a característica do time agora”, revela o jogador.

A FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes) envia anualmente o convite de participação para as instituições de ensino superior, por meio das atléticas e das graduações de Educação Física e os alunos do sétimo semestre do curso demonstrou interesse exposto para a coordenação que autorizou a participação de uma modalidade.

 Time de Futsal - 06062017 (3)

A COMPETIÇÃO

O primeiro jogo do time de futsal foi no dia 4 de junho quando a seleção entrou em campo na Facens Sorocaba competindo contra a Facamp, terminando o jogo com o placar 5 a 2 para a equipe adversária. No próximo dia 10, às 9h, o time Unicamp enfrenta a FAJ e no dia 24 de junho, a competição será entre FAJ e Unesp, sendo os dois jogos na quadra poliesportiva da UniFaj, aberta ao público e com entrada gratuita.

As competições serão entre as seguintes equipes: Unesp de Bauru,  Unifae de São João da Boa Vista, Aaaxo da Unicamp de Limeira, Unesp de Rio Claro, Facamp de Campinas, Centro Universitário FAJ de Jaguariúna, Facens e a Esamc de Sorocaba, Puc de Campinas, a Esef de Jundiai e a Atlética.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s