Projeto Animaê Vet busca a conscientização dos alunos em causas sociais

Projeto Animaê - 06062017,, (2) (Copy)Buscando colocar em prática os ensinamentos de responsabilidade social, os alunos do 1º semestre do curso de Medicina Veterinária criaram diversas ações sociais dentro do projeto Animaê Vet. O programa é coordenado pela professora de Psicologia Ana Silvia Sanseverino, que aplica a disciplina Ciências Humanas e Sociais aos estudantes.

Os alunos apresentaram recentemente três projetos, um criado para a doação de cabelos a crianças e adultos com câncer, uma arrecadação de rifa para ONG’s de animais da região, e por último, uma ação que estimula a adoção dos cães do canil da prefeitura.

As estudantes Bruna Beatriz do Carmo e Júlia Cardoso Cunha participaram da ação ao cortarem e doarem seus cabelos para o Projeto Rapunzel Solidária, em São Paulo, com o objetivo de ajudar ao outro de forma impactante e trabalhar a empatia. “Ser empático é ter esse cuidado com o próximo. Acho que esse é um dos exemplos mais lindos; elas não estavam com o cabelo cortado, mas fizeram isso pensando na possibilidade de ajudar o outro”, explica a docente Ana Silvia.

DSC_0002 (Copy)Outro grupo de alunos desenvolveram uma ação para arrecadar dinheiro para as ONG’s Xodó de Bicho, de Jaguariúna e a União Internacional Protetora dos Animais – UIPA de Itapira. Os estudantes se organizaram para sortear uma cesta de chocolates, preparada pela mãe de um colega do grupo, e assim o dinheiro arrecadado será doado para as duas instituições da região. Foram selecionadas mais de 300 rifas, arrecadando em torno de R$700,00, sendo o valor total divido entre as organizações.

Ao serem questionadas sobre o objetivo da ação, a aluna Ana Alice de Santos explica: “A gente fez a nossa parte, tentamos fazer o bem para o próximo”, diz. A participante Agatha Vielmi completa, “foi uma ajuda relacionado a área que a gente quer, que é medicina veterinária”.

Além das duas alunas, o grupo também é composto pelos estudantes Julia Vicentini, Larissa Canavezi, Leoni Ribeiro, Daniel Yukio, Felipe Quatrochi, Guilherme Medina, Ramon Madeira, Pedro Henrique Vieira, André Mariano.

Fechando alguns dos projetos apresentados, os estudantes Pedro Henrique Moreira, Ana Clara Fernandes e Beatriz Perissotto criaram a ação que auxilia os cachorros que estão no canil municipal, localizado na própria UniFAJ II, a serem adotados. Conforme explica Pedro Henrique, essa atividade social quer otimizar a adoção e bem estar dos animais, utilizando placas espalhadas pela cidade que contenham o nome e a história dos animais que estão esperando para serem adotados.

DSC_0004 (Copy)

Os participantes do grupo explicam que no começo do ano já havia acontecido uma campanha com esse objetivo, sendo responsável pela adoção de 20 cachorros. Pedro conta que agora o foco é trabalhar com os animais que ainda estão no canil e oferecer uma vida melhor a eles; alguns estão no canil há anos. “Nós estamos ajudando a diminuir a quantidade de animais de rua e de animais da prefeitura”, afirma Beatriz.

Além dessa ação em específico, os alunos também irão dar banho nos animais do canil, cuidando do seu bem estar e saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s