Médica Veterinária, formada pela UNIFAJ, orienta população sobre a Leishmaniose Visceral Canina

WhatsApp Image 2017-06-29 at 12.59.53No último mês foram registrados casos de Leishmaniose Visceral Canina em Valinhos, até o dia 29 de junho, ao todo foram 61 positivos. A doença é transmitida por cães ao serem picados pelo mosquito Palha, sendo que os seres humanos também podem ser infectados se tiverem contato com o inseto. Quando um cão se torna portador da doença, não tem cura sendo tratamento para o resto da vida com medicamentos e controle. 

A Médica Veterinária e formada pela UniFAJ em 2013, Nayane Regina Bernardes Pereira, explica que os principais sintomas é febre, apatia, crescimento excessivo das unhas, feridas de difícil cicatrização, hiperqueratose em focinho e pontos da orelha, emagrecimento progressivo, doenças dermatológica, úlceras de pele, entre ouros. Porém, existem animais completamente assintomáticos e que são portadores da doença.

A prevenção começa dentro de casa evitando a proliferação do mosquito-palha, mantendo o ambiente limpo e higienizado, sem lixo, matéria orgânica ou entulho. Outra dica é o uso de telas nas janelas do local e repelente. “Também é importante realizar a sorologia através de coleta de sangue. Esse sangue é mandado para o laboratórios e dando resultados negativos para a doença, começa o ciclo vacinal, são realizados 3 doses da vacina com intervalo de 21 dias entre cada uma, e um reforço anual, contando a partir do primeiro dia da vacina”, orienta a médica.

Quando infectado o animal de estimação ele pode se tornar um reservatório doméstico do parasita e poderá transmitir para as pessoas próximas e outros animais, indiretamente, por meio do vetor o mosquito palha, sendo obrigatória a comunicação ao serviço municipal de saúde da cidade para acompanhar o quadro.

O Hospital Veterinário da UniFAJ registrou dois casos suspeitos, mas deram negativos e apenas um positivo em um gato que residia em Mato Grosso.

 WhatsApp Image 2017-06-29 at 13.00.40

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s